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Tipo: Dissertação
Título: Os impactos da política de desenvolvimento rural na formação do engenheiro agrônomo
Autor(es): Lima, Rita de Cássia Cirino
Orientador: Paula, Luiz Antônio Maciel de
Palavras-chave: Desenvolvimento rural;Engenheiros agrônomos - Mercado de trabalho;Engenheiros agrônomos - Formação
Data do documento: 1997
Citação: LIMA, Rita de Cássia Cirino. Os impactos da política de desenvolvimento rural na formação do engenheiro agrônomo. 1997. 126 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66138. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a redução da procura pelo curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará, buscando-se detectar a influência de determinados fenômenos nesse comportamento, tendo em vista a politica de desenvolvimento rural e as tendências da economia e do mercado de trabalho para o agrônomo. Foram consideradas no estudo as análises referentes a dados coleta-se numa pesquisa direta com empresas registradas no CREA-CE, com ramo de atividade em engenharia agronômica, graduandos de agronomia e pré-vestibulandos. Os dados obtidos permitiram caracterizar o mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo, no Estado, no âmbito das empresas amostradas, isto é, serviços-setor público, serviços-iniciativa privada, agropecuária (fazendas) e agroindústrias, além de ONGs, entidade sindical e cooperativa de técnicos. Faram identificadas características inerentes aos seguintes aspectos: mão-de-obra ocupada, demanda potencial por agrônomos, perfil profissional requerido, satisfação com o profissional de agronomia, insatisfação com a atuação do governo na economia, visão das políticas agrícolas e do mercado para o agrônomo. Além disso, foi possível verificar as atividades que os agrônomos se envolviam nas empresas, bem como as áreas em que esse profissional atuavam suma forma de contratação e vinculação na empresa. No caso dos estudantes de agronomia, verificou-se que a identificação com o curso foi o motivo que mais influenciou a decisão dos estudantes a buscarem à qualificação agrícola de nível superior. A insatisfação com o curso foi evidenciada através da intenção, em algum momento, de deixar o curso. Percebeu-se que esta insatisfação não foi em razão da visão negativa do mercado de trabalho para o agrônomo, mas em termos de suporte acadêmico para aulas práticas. estágios e flexibilização no horário. Pôde-se também, com as informações obtidas identificar, na percepção dos pré-vestibulandos, um estado de desinteresse e desconhecimento pela profissão do agrônomo. As hipóteses levantadas dizem respeito ao efeito do fechamento do mercado de trabalho para o agrônomo na sociedade civil e ao desconhecimento do curso de agronomia e da profissão de engenharia agronômica, por parte daqueles que procuram uma qualificação profissional superior. O quadro da indefinição de uma política, de cobertura nacional, direcionada ao setor agropecuário, configurou-se como o pressuposto básico mais relevante e desencadeador de todo o processo. A revisão de literatura para subsidiar e fundamentar a investigação foi inicializada com a perspectiva de que, sem uma política agrícola consistente, as instituições oficiais implementadoras destas políticas têm seu papel indefinido perante à sociedade civil, que visualiza a profissão do engenheiro agrônomo desprestigiada. Por outro lado, as empresas de iniciativa privada desestimulam com a queda nos preços agrícolas, e diante dos altos encargos financeiros tem reduzido sua atuação no segmento rural e, por conseguinte, a oferta de emprego para o agrônomo; afora aquelas, cujas atividades dependem , exclusivamente, do setor público para operacionalizar ações direcionadas à agricultura. Os resultados obtidos na análise não apresentaram evidências para associar diretamente a relação da política de desenvolvimento rural e as tendencias da economia e do mercado de trabalho influenciando na diminuição da procura pelo curso de agronomia. No entanto, constatou-se uma situação de desconhecimento e desprezo dos pré-vestibulandos pela profissão de agronomia e de um desinteresse das empresas em investir no setor agropecuário que diretamente estariam contribuindo para essa diminuição na procura pelo curso.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66138
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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