Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66079
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da expansão da cultura da soja nas culturas alimentares no Maranhão
Autor(es): Anjos, Ana Maria Aquino dos
Orientador: Paula, Luiz Antônio Maciel de
Palavras-chave: Soja;Culturas alimentares
Data do documento: 1997
Citação: ANJOS, Ana Maria Aquino dos. Efeitos da expansão da cultura da soja nas culturas alimentares no Maranhão. 1997. 129 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66079. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral verificar o comportamento das culturas alimentares (arroz, feijão, mandioca e milho) após a introdução da cultura da sega no Estado do Maranhão. Para alcançar tal objetivo foram analisadas as variáveis área plantada e quantidade produzida das culturas alimentares (arroz, feijão, mandioca e milho) e da soja. Os dados analisados foram referentes ao Estado do Maranhão, mesorregião Sul Maranhense e de alguns dos seus municípios. Os dados foram todos secundários, coletados nas publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), secretarias estaduais, instituições de pesquisas do Governo, organizações não-governamentais (ONGs) é sindicato rural do Município de Balsas. Os métodos de análise utilizados foram a análise tabular e descritiva, a decomposição do efeito área em efeitos escala e substituição e o modelo shift-share. E Dos resultados obtidos concluiu-se que: a) a produção de soja se concentrou na micro-região Sul Maranhense, tendo como maiores produtores a partir de 1990, os municípios de São Raimundo das Mangabeiras, Balsas, Tasso Fragoso e Riachão; b) a produção de soja provocou redução na área cultivada e na quantidade produzida das culturas alimentares em todas as localidades em que essa atividade é desenvolvida; c) no não como um todo e nos Municípios de Benedito Leite e São Félix de Balsas, que produzem soja, o arroz ainda é a principal cultura cultivada; d) o objetivo de amar à área de arroz e milho, juntamente com a área de soja, não foi alcançado; e) o anais do efeito-área mostrou que crescimento da área de soja se deu via substituição da cultura (efeito-substituição), enquanto o maior crescimento da área das culturas es se deu via expansão de área (efeito-área) e f) as taxas de crescimento da produção das culturas alimentares foram todas negativas durante o período de maior produção de soja.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66079
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_dis_amaanjos.pdf25,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.