Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66003
Tipo: | TCC |
Título : | PRECE : por uma arquitetura para protagonistas |
Autor : | Oliveira, Flavianne Rodrigues de |
Tutor: | Fernandes, Francisco Ricardo Cavalcanti |
Palabras clave : | PRECE;Edifícios escolares;Aprendizagem cooperativa;Arquitetura |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | OLIVEIRA. F. R. PRECE : por uma arquitetura para protagonista. 2016. 57 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Como produto final desta pesquisa, busca-se elaborar uma resposta arquitetônica às instituições de ensino que apliquem a metodologia de aprendizagem cooperativa. Esta arquitetura não deve ter a pretensão de se fazer condicionadora das ações humanas, mas prioriza a flexibilidade de usos e o protagonismo de seus usuários. Não almeja um caráter monumental, como este é entendido popularmente, mas sim a monumentalidade elucubrada por Louis Kahn (ver citação ao lado). Ela deverá atuar como coadjuvante no processo educativo, haja vista que seus usuários não nutrem relação de dependência com o edifício, como já comprovado em relação aos estudantes do método tradicional de ensino. Buscou-se um vínculo com o vernacular, valorizando sua cultura, fortalecendo os laços entre as pessoas e o local, sem contudo desvinculalo do nosso tempo. Este edifício também deverá abrigar e favorecer atividades como oficinas, congressos, reuniões e exposições. Estas com o objetivo de preservar, organizar e disponibilizar ao público a história do Prece. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66003 |
Aparece en las colecciones: | ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_froliveira.pdf | 79,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.