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Tipo: TCC
Título : Cookie elaborado a partir de fibra de caju: potencial de consumo e atributos de compra
Autor : Andrade, Vinícius Quintino Lavor
Tutor: Carvalho, Diana Valesca
Palabras clave : Best-worst Scalling;Caju;Aproveitamento integral dos alimentos
Fecha de publicación : 2022
Citación : ANDRADE, Vinícius Quintino Lavor. Cookie elaborado a partir de fibra de caju: potencial de consumo e atributos de compra. 2022. 52 f. TCC (Graduação em Gastronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O cajueiro é uma planta brasileira adaptada aos solos de baixa fertilidade, à instabilidade hídrica e a temperaturas elevadas. O fruto do cajueiro consiste na castanha, um aquênio preso a um pedúnculo, também chamado de pseudofruto, que representa 90% do conjunto total do caju. Apesar do seu uso na indústria para produção de suco, polpas, doces e para ração animal e ser comercializado in natura, cerca de 75% dos pedúnculos não são aproveitados. Em relatório, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) indicou que cerca de 20 % dos alimentos disponibilizados no mundo são desperdiçados de alguma forma e reduzir esse desperdício faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Um dos meios de utilizar o resíduo do caju é na forma de fibra dietética, visto que estas apresentaram efeitos benéficos à saúde de camundongos que tiveram a fibra dietética de caju sem compostos de baixo peso molecular inserida em sua alimentação. O uso da fibra de caju desidratada já vem sendo feito para compor massas de diversos produtos, entre eles o cookie aliado a sua baixa perecibilidade e a sua boa aceitabilidade sensorial, se torna uma ótima alternativa comercial. Com objetivo de avaliar a viabilidade de produzir um cookie com essa fibra e saber quais aspectos seriam decisivos no momento de compra deste produto, foi elaborado um formulário virtual na cidade de Fortaleza e na região metropolitana. O questionário foi elaborado em 15 seções, buscando saber informações do entrevistado, como lugar onde reside, características socioeconômicas e dados sobre a saúde. Foram designadas seções sobre o potencial de consumo de produtos à base de fibra de caju, experiências e expectativas que consumidor poderia ter e, utilizando do best-worst scalling, foi investigado quais atributos do produto eram tidos como importantes e determinantes para o consumidor. As 384 respostas obtidas indicaram que os atributos teor de gordura, preço, procedência regional e marca são tidos como importantes no momento da compra, enquanto efeitos comprobatórios de benefícios à saúde, sabor, teor de fibra, teor de açúcar e produto ambientalmente sustentável são os determinantes para a compra. O trabalho mostra que os pontos que precisam ser considerados na hora de inseri-lo no mercado são os efeitos comprobatórios de benefícios à saúde, sabor, teor de fibra, teor de açúcar e que o produto deve ser ambientalmente sustentável. Seguir esses pontos aumentam a chance de que o produto seja escolhido pelos consumidores.
Abstract: The cashew tree is a Brazilian plant adapted to soils of low fertility, water instability, and high temperatures. The fruit of the cashew tree consists of the nut, an achene attached to a peduncle, also called the pseudofruit, which represents 90% of the whole cashew set. Despite its use in the industry to produce juice, pulp, sweets, and animal feed, and being commercialized in-natura, about 75% of the peduncles are not used. In a report, the Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) indicated that about 20% of the food made available in the world is wasted somehow, and reducing this waste is part of the Sustainable Development Goals. One way to use cashew waste is in the form of dietary fiber. These have shown beneficial effects on the health of mice that have had dietary cashew fiber without low molecular weight compounds inserted into their diet. Dehydrated cashew fiber has already been used to compose masses of several products. The cookie, allied to its low perishability and good sensorial acceptability, becomes a great commercial alternative. To evaluate the feasibility of producing a cookie with this fiber and know which aspects would be decisive when buying this product, a virtual form was elaborated in the city of Fortaleza and in the metropolitan region. The questionnaire was elaborated in 15 sections, seeking to know information about the respondent, such as place of residence, socioeconomic characteristics, and health data. Sections were designated about the potential consumption of cashew fiber products, experiences, and expectations that the consumer could have. Using best-worst scaling, it was investigated which product attributes were considered important and determinant for the consumer. The 384 responses indicated that the attributes fat content, price, regional provenance and brand are necessary at the time of purchase. In contrast, evidence of health benefits, flavor, fiber content, sugar content and environmentally sustainable product are the determinants for purchase. The paper shows that the points that need to be considered when entering the market are the supporting effects of health benefits, taste, fiber content, and sugar content. The product should be environmentally sustainable. Following these points increases the chance that consumers will choose the product.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65935
Aparece en las colecciones: GASTRONOMIA - Monografias

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