Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65913
Tipo: | Dissertação |
Título: | Literatura infantil e educação matemática na Educação Infantil: atuações pedagógicas, inspiradas em histórias infantis, com múltiplas linguagens e o voo de crianças bem pequenas |
Autor(es): | Silva, Maria Kênia Firmino da |
Orientador: | Barguil, Paulo Meireles |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Literatura infantil;Educação Matemática;Linguagens infantis;Crianças bem pequenas;Early Childhood Education;Children's literature;Mathematics education;Children's languages;Very small children |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Maria Kênia Firmino da. Literatura infantil e educação matemática na Educação Infantil: atuações pedagógicas, inspiradas em histórias infantis, com múltiplas linguagens e o voo de crianças bem pequenas. Orientador: Paulo Meireles Barguil. 2021. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa versa sobre as contribuições do trabalho didático com a Literatura Infantil na aprendizagem matemática de crianças bem pequenas. O objetivo geral da pesquisa foi: Analisar as contribuições do uso didático da Literatura Infantil para a Educação Matemática de crianças bem pequenas. Os objetivos específicos foram: 1) Analisar os saberes docentes de duas professoras de crianças bem pequenas sobre a relação da Literatura Infantil com a Educação Matemática; 2) Avaliar a implementação de propostas de atuação pedagógica que relacionam conteúdo matemático e Literatura Infantil em uma turma de crianças bem pequenas visando ao desenvolvimento integral delas; e 3) Caracterizar as aprendizagens de duas professoras de crianças bem pequenas sobre a relação entre Literatura Infantil e Educação Matemática. A investigação foi realizada em uma turma de Infantil III, de uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Itaitinga-CE, da qual participaram 15 (quinze) crianças e 2 (duas) professoras regentes. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em 3 (três) fases: 1) entrevista inicial com as professoras regentes; 2) formação com estudo, seleção de livros de Literatura Infantil, planejamento, implementação e avaliação das atuações pedagógicas; e 3) entrevista final com as professoras regentes. Os instrumentos e as técnicas utilizadas foram: entrevista, diário de campo e formação com estudo. Na entrevista inicial, as professoras relataram lacunas para lecionar na Educação Infantil, bem como o fato de que não aprenderam que a Literatura infantil enriquece o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Durante a formação com estudo, as professoras se aprofundaram na temática e relataram que compreenderam que é possível ensinar e aprender Matemática com o uso de histórias infantis na Educação Infantil. As docentes elaboraram e implementaram 3 (três) propostas de atuação pedagógica com as noções aberto e fechado (Geometria), grande e pequeno (Grandezas e Medidas), e muito e pouco (Aritmética), propiciando que as crianças aprendessem Matemática em variadas situações: abrindo e fechando um brinquedo, medindo uma pessoa da família e observando a quantidade de sementes de uma fruta. Em virtude do contexto pandêmico, as produções das crianças – desenhos e vídeos – foram enviadas às professoras via WhatsApp. Na entrevista final, as docentes revelaram que o uso didático da Literatura Infantil na Educação Matemática de crianças bem pequenas é muito importante, pois a comunicação com as crianças é enriquecida mediante diferentes linguagens: musical, pictórica e brincadeira. |
Abstract: | This research deals with the contributions of didactic work with Children's Literature in the mathematical learning of very young children. The general objective of the research was: To analyze the contributions of the didactic use of Children's Literature to the Mathematics Education of very young children. The specific objectives were: 1) To analyze the teaching knowledge of two teachers of very young children about the relationship between Children's Literature and Mathematics Education; 2) To evaluate the implementation of pedagogical performance proposals that relate mathematical content and Children's Literature in a class of very young children aiming at their integral development; ; and 3) To characterize the learning of two very young children's teachers about the relationship between Children's Literature and Mathematics Education. The investigation was carried out in a class of Infantil III, from a public institution of Early Childhood Education in the city of Itaitinga-CE, in which 15 (fifteen) children and 2 (two) regent teachers participated. The qualitative research was carried out in three (3) phases: 1) initial interview with the regent teachers; 2) training with study, selection of children's literature books, planning, implementation and evaluation of pedagogical actions; and 3) final interview with the teachers regentes.The instruments and techniques used were: interview, field diary and study training. In the initial interview, the teachers reported gaps to teach in Early Childhood Education, as well as the fact that they did not learn that children's literature enriches the development and learning of children.During the study training, the teachers deepened on the theme and reported that they understood that it is possible to teach and learn Mathematics with the use of children's stories in Early Childhood Education. The teachers elaborated and implemented three (three) proposals of pedagogical action with the open and closed (Geometry) conceptions, large and small (Quantities and Measures), and much and little (Aritmetics), enabling children to learn Mathematics in various situations: opening and closing a toy, measuring a family person and observing the amount of seeds of a fruit. Due to the pandemic context, the children's productions – drawings and videos – were sent to teachers via WhatsApp.In the final interview, the teachers revealed that the didactic use of Children's Literature in Mathematics Education of very young children is very important, because communication with children is enriched through different languages: musical, pictorial and play. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65913 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_mkfsilva.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.