Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65774
Type: Dissertação
Title: A cadeia produtiva da tilápia no Estado do Ceará: uma pesquisa de marketing com enfoque para o consumidor
Authors: Schlindwein, Madalena Maria
Advisor: Reis, José Newton Pires
Keywords: Tilápia - Cadeia produtiva - Ceará;Tilápia - Consumidores
Issue Date: 2002
Citation: SCHLINDWEIN, Madalena Maria. A cadeia produtiva da tilápia no Estado do Ceará: uma pesquisa de marketing com enfoque para o consumidor. 2002. 99 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65774. Acesso em: 24 jun. 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a cadeia produtiva da tilápia no Estado do Ceará, com enfoque central para o consumidor. Para a realização deste estudo,utilizou-se tanto dados secundários, provenientes de pesquisa documental e bibliográfica, quanto dados primários, oriundos da aplicação de questionários a uma amostra da população da cidade de Fortaleza e de entrevistas realizadas com pessoas-chave. Os resultados obtidos demonstram que a cadeia produtiva da tilápia, no Estado do Ceará, ainda não está bem-estruturada e que existem muitas deficiências que precisam ser sanadas. O elo referente aos insumos de produção se divide entre o fornecimento de alevinos e o fornecimento de ração. No que diz respeito aos alevinos, têm-se no Estado do Ceará apenas uma empresa privada especializada nessa produção — a Agripesca Ltda. Porém, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) também cria alevinos de tilápia para o povoamento de seus açudes e vende o excedente. Alguns produtores de tilápia criam seus alevinos, sendo o excesso repassado a outros produtores. Além de todas essas formas de produção, muitos alevinos ainda são importados, pelos produtores de tilápia, de outros Estados. As principais deficiências desse setor se referem a tecnologia, sendo necessário se investir na obtenção de um melhoramento genético. Quanto ao fornecimento da ração, já existe no Estado uma fábrica de rações para peixes, sendo que as maiores dificuldades enfrentadas por essa empresa se referem ao custo elevado dos insumos, que são praticamente todos importados do Sul do Pais. Outras marcas de rações, produzidas em outras regiões do País, também são distribuídas no Estado do Ceará. No que se refere à produção da tilápia, existem em torno de 500 produtores de tilápia no Estado e as maiores dificuldades do setor são: o alto preço da ração; a falta de mão-de-obra qualificada; a falta de capital de giro; e a necessidade de um melhoramento genético. No que diz respeito à comercialização, toda tilápia produzida no Estado do Ceara é comercializada localmente, sendo que os produtores vendem os peixes tanto para os intermediários, quanto diretamente para comerciantes, feirantes ou supermercados A comercialização da tilápia, no Estado do Ceará, apresenta sérias deficiências. principalmente no que se refere à qualidade do peixe colocado no mercado, uma vez que não existe uma diferenciação com relação à tilápia tradicional. Outra grande deficiência e com relação aos locais de venda do peixe, onde falta higiene, infra-estrutura e fiscalização. No que se refere ao mercado consumidor, pode-se dizer que o consumo de peixe, na cidade de Fortaleza. é bastante elevado, já que 95,7% da população o consome. Dentre esses consumidores. 75.9% têm o hábito de consumir a tilápia, sendo esta a espécie mais consumida por 43,1% das famílias de Fortaleza. Os pontos críticos do mercado da tilápia referem-se à imagem negativa que os consumidores fazem desse peixe, como sendo aquele “carazinho” pequeno, cheio de espinhas, com gosto de lama, cheiro ruim e de péssima aparência. Além disso, sua forma de comercialização serve como desestímulo ao consumo. Apesar de todos os problemas apontados, o consumo da tilápia, na cidade de Fortaleza, é elevado e existem boas perspectivas para sua produção expandir e consolidar-se no mercado.
Description: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65774
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_dis_mmschlindwein.pdf23,84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.