Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65699
Type: Artigo de Periódico
Title: Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
Other Titles: Dime dónde estás: estrategias de permanencia y éxito en educación remota de emergencia en Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
Title in English: Tell me where you are: strategies for permanence and success in emergency remote education at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
Authors: Santana, Azly Santos Amorim de
Silva, Cláudia Cunha Torres da
Silva, Ivo Falcão da
Keywords: Pandemia;Evasão;Pandemic;Dropout;Absentismo;Permanencia
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Labor
Citation: SANTANA, Azly Santos Amorim; SILVA, Cláudia Cunha Torres da; SILVA, Ivo Falcão da. Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 104-121, jul./dez. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente relato de experiências tem por objetivo apresentar o processo de transição do contexto presencial para o remoto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Simões Filho, em face da pandemia do COVID-19. O relato está dividido em três partes principais, prezando o uso do critério cronológico dos fatos narrados/analisados. Inicialmente discutimos quais foram os principais desafios encontrados com a deflagração da pandemia no estado da Bahia e as ações necessárias de interrupção das atividades acadêmicas no campus. Em seguida problematizamos as estratégias que foram acionadas para encontrar/agrupar os(as) estudantes das formas integrada, subsequente e superior da nossa unidade de ensino. Por fim, explanamos sobre as ações efetuadas com os(as) estudantes neste período e como elas tiveram impacto positivo com relação ao processo de permanência e combate à evasão escolar.
Abstract: This paper presents an account of experiences about the transition process from the in-person to the remote context at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, campus of Simões Filho, in the face of the COVID-19 pandemic. The report is divided into three main parts, emphasizing the use of the chronological criterion of the facts narrated/analyzed. Initially, we discussed the main challenges encountered with the outbreak of the pandemic in the state of Bahia and the necessary actions to interrupt academic activities on campus. Then, we discuss the strategies that were used to find/group students in the integrated, subsequent and higher forms of our teaching unit. Finally, we explain about the actions taken with students during this period and how they had a positive impact on the process of permanence and combating school dropout.
Abstract in Spanish: Este artículo presenta un relato de experiencias sobre el proceso de transición del contexto presencial al remoto en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía, campus de Simões Filho, frente a la pandemia de COVID-19. El informe se divide en tres partes principales, destacando el uso del criterio cronológico de los hechos narrados / analizados. Inicialmente, discutimos los principales desafíos encontrados con el brote de la pandemia en el estado de Bahía y las acciones necesarias para interrumpir las actividades académicas en el campus. Luego, discutimos las estrategias que se utilizaron para encontrar / agrupar estudiantes en las formas integradas, posteriores y superiores de nuestra unidad didáctica. Finalmente, explicamos sobre las acciones realizadas con los estudiantes en este período y cómo tuvieron un impacto positivo en relación al proceso de permanencia y combate a la deserción escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65699
ISBN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_asaamorimcctsilva.pdf480,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.