Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65657
Type: Artigo de Periódico
Title: O power point narrado como estratégia didática em tempo de pandemia: uma experiência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades do Namibe
Other Titles: El power point narrado como estratégia didáctica en tiempos de pandemia. una experiencia en la Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades de Namibe
Title in English: The narrated power point as a didactic strategy in pandemic time. an experience in Faculty of Social Sciences and Humanities of Namibe
Authors: Watengãla, Elias Kakapa Chamonengue
Salomão, Domingos
Jamba, Osvaldo Pedro Candeia
Keywords: Power Point;Estratégia didática;Pandemia;Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades do Namibe;Didactic strategy;Pandemic;Faculty of Social Sciences and Humanities;Estrategia didáctica
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: WATENGÃLA, Elias Kakapa Chamonengue; SALOMÃO, Domingos; JAMBA, Osvaldo Pedro Candeia. O power point narrado como estratégia didática em tempo de pandemia: uma experiência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades do Namibe. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 276-288, set./dez. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo teve como objetivo descrever e refletir sobre o impacto do uso do Power Point narrado, convertido em vídeo como estratégia didática utilizada pelos professores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), em tempo de pandemia. A pesquisa teve uma abordagem de natureza quali-quantitativa e descritiva quanto aos objetivos preconizados. A investigação contou com a participação de dez professores. Além da revisão bibliográfica, foi utilizado um inquérito por questionário para a recolha de informação cujos resultados foram analisados por técnica de análise de conteúdos e sintetizados de acordo com a convergência de opiniões. Os resultados revelam ser pertinente o uso do Power Point como estratégia didática em tempo de pandemia pelas inúmeras vantagens que possui, desde o ponto de vista financeiro, de recursos tecnológicos até a facilidade de acesso do conteúdo. Além disso, desenvolve no estudante um espírito motivacional, investigativo, tornando-o independente e responsável, levando-o, assim, a atingir os objetivos didático-pedagógicos do ensino superior e proporcionando-lhe uma aprendizagem significativa.
Abstract: This study aimed to describe and reflect on the impact of using narrated PowerPoint converted to video as a didactic strategy used by professors at the Faculty of Social Sciences and Humanities at the University of Namibe-Angola in time of pandemic. The investigation had a qualitativa-quantitative and descriptive approach regarding the preconized objectives. The investigation had the participation of 10 teachers, in addition to the literature review, a questionnaire was used to collect information, the results of which were analysed using a context of analyses technique and synthezid according to the convergence of opinions. The results reveal to be relevant regarding the use of Power Point as a didactic strategy on time of pandemic due to the numerous advantages that it has from the financial point of view of technological resources and easy access to the context and on the other, it develops a spirit in student’s investigation, motivates, making independent and responsible, thus taking the didactic-pedagogical objetives higher and providing students with meaningfull learning.
Abstract in Spanish: El presente estudio tuvo como objetivo describir y reflexionar sobre el impacto del uso del Power Point narrado, convertido en vídeo como estrategia didáctica, utilizada por los profesores de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades de la Universidad de Namibe-Angola, en tiempos de pandemia. La investigación tuvo un abordaje de naturaleza cuali-cuantitativa y descriptiva en cuanto a los objetivos trazados. La investigación contó con la participación de diez profesores. Además de la revisión bibliográfica, fue utilizada una encuesta por cuestionario, para la recogida de información cuyos resultados fueron analizados, por la técnica de análisis de contenidos y sintetizados de acuerdo con la convergencia de opiniones. Los resultados revelan la pertinencia del uso del Power Point como estrategia didáctica en tiempos de pandemia, por el sin números de ventajas que posee, desde el punto de vista financiero; recursos tecnológicos y por las facilidades de acceso del contenido y, por otra parte, desarrolla en el estudiante el espíritu motivacional e investigativo, tornándolo independiente y responsable, logrando así los objetivos didácticos-pedagógicos de la enseñanza superior y proporcionar un aprendizaje significativo en los estudiantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65657
ISSN: 2526-0847
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_ekcwatengaladsalamao.pdf518,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.