Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65602
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ataques à educação: um olhar sobre as críticas que o educador Paulo Freire vem sofrendo do atual Governo Bolsonaro |
Título(s) alternativo(s): | Ataques a la educación: una mirada a la crítica que sufre el educador Paulo Freire del actual Gobierno Bolsonaro |
Título em inglês: | Attacks on education: a look at the critics that educator Paulo Freire is suffering from the current Bolsonaro Government |
Autor(es): | Lima, Maria Jocelma Duarte de Costa Neto, Francisco Alves da Silva, Cicero Nilton Moreira |
Palavras-chave: | Paulo Freire;Educação;Bolsonarismo;Education;Bolsonarism |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | LIMA, Maria Jocelma Duarte de; COSTA NETO, Francisco Alves da; SILVA, Cicero Nilton Moreira. Ataques à educação: um olhar sobre as críticas que o educador Paulo Freire vem sofrendo do atual governo Bolsonaro. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p. 58-74, maio/ago. 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade resgatar e evidenciar as concepções do educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, abordadas no livro Pedagogia da autonomia. Buscamos ainda destacar alguns dos ataques que o educador vem sofrendo da cúpula do atual Governo Bolsonaro. Assim, estruturamos o nosso trabalho da seguinte maneira: primeiramente trazemos as nossas considerações iniciais, em seguida o nosso percurso metodológico baseado em uma pesquisa qualitativa, que tem o intuito de analisar a realidade desse “confronto” de ideias. A seguir, trazemos um capítulo teórico abordando as concepções de Freire na obra Pedagogia da autonomia, bem como a estruturação do bolsonarismo como agente de ataque, estabelecendo as origens e elementos de suas ofensivas. Por último, refletimos sobre as nossas considerações finais. |
Abstract: | The present work aims to rescue and highlight the conceptions of the educator and patron of Brazilian education Paulo Freire, addressed in the book “Pedagogy of autonomy”. We also seek to highlight some of the attacks that the educator has been suffering from the top of the current Bolsonaro government. Therefore, we structured our work as follows: first we bring our initial considerations, then our methodological path based on a qualitative research, which aims to analyze the reality of this proposed “confrontation” of ideas. Then we bring a theoretical chapter addressing Freire’s conceptions in the work “Pedagogy of Autonomy”, as well as the structuring of bolsonarism as an attack agent and establishing the origins and elements of his offensives. And finally, we reflect our final remarks. |
Resumen: | El presente trabajo tiene como objetivo rescatar y resaltar las concepciones del educador y mecenas de la educación brasileña Paulo Freire, abordadas en el libro “Pedagogía de la Autonomía”. También buscamos destacar algunos de los ataques que el educador viene sufriendo de la cúpula del actual Gobierno Bolsonaro. Por ello, estructuramos nuestro trabajo de la siguiente manera: primero traemos nuestras consideraciones iniciales; luego nuestro camino metodológico basado en la investigación cualitativa, que tiene como objetivo analizar la realidad de esta propuesta de “enfrentamiento” de ideas propuestas. A continuación, traemos un capítulo teórico que aborda las concepciones de Freire en la obra Pedagogía de la Autonomía, así como la estructuración del bolsonarismo como agente atacante y establece los orígenes y elementos de sus ofensivas. Y finalmente, reflejamos nuestras consideraciones finales. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65602 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_mjdlimafacostaneto.pdf | 354,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.