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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Ingrid Teixeira-
dc.contributor.authorLemos, Raíssa Barros de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-06T14:00:46Z-
dc.date.available2022-05-06T14:00:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLEMOS, Raíssa Barros de Oliveira. Progster Alternativo: uma proposta de adaptação do jogo Progster com visão computacional e design de baixo custo . 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65598-
dc.description.abstractProgster is a result of the Digital Design course from Federal University of Ceará which won the Design Competition from Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems (IHC 2017). It's a toy for teaching programming logic to kids ages 7 to 9 through an electronic board that connects to the kid's tablet or cell phone by bluetooth. However, its high production cost and the designing team's lack of expertise precluded its development. In an attempt to lower its production cost, one possible option was Alternative Progster, which replaces board's electronic components by paper and applies Artificial Intelligence and Computer Vision for the recognition of pieces placed on the board through the device's camera. For this end, a board and pieces' redesign was performed, adapting them to the new requirements, as well as an interface prototype. In this version, Progster's particularity of setting a multimodal interface is retained and children's evaluation indicated an understanding of the new interaction proposal, as well as the board and pieces's handling.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterfaces de usuário multimodalpt_BR
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleProgster Alternativo: uma proposta de adaptação do jogo Progster com visão computacional e design de baixo custopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Progster é um produto do curso de Design Digital da Universidade Federal do Ceará o qual venceu a Competição de Design do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017). Trata-se de um brinquedo que ensina lógica de programação para crianças entre 7 e 9 anos por meio de um tabuleiro eletrônico que se conecta ao tablet ou celular da criança via bluetooth. Porém, seu alto custo de produção e falta de conhecimentos específicos por parte da equipe que o projetou impossibilitou seu desenvolvimento. Na tentativa de baratear a produção, uma das saídas foi o Progster Alternativo, que substitui a eletrônica do tabuleiro por papel e utiliza-se de uma Inteligência Artificial com Visão Computacional para o reconhecimento das peças posicionadas no tabuleiro, por meio da câmera do dispositivo. Para isso, foi realizado um redesign do tabuleiro e das peças, adaptados às novas necessidades, bem como um protótipo da interface. Nesta versão, o diferencial do Progster de compor uma interface multimodal é mantido e as avaliações com crianças apontaram compreensão da nova proposta de interação, bem como do manuseio do tabuleiro e das peças.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

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