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Type: Artigo de Periódico
Title: Processos de precarização do trabalho docente em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise a partir de uma noção ontológica e histórica do trabalho
Authors: Santos, Renata Guilões Barros
Fernandes, Cláudia Sabino
Gomes, João Gabriel Hübner
Farias, João Henrique Gomes de
Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Keywords: Condições do trabalho docente;Trabalho e educação;Organização do trabalho;Conditionsof teaching work;Work and education;Work organization;Trabajo y educación;Condiciones de trabajo docente;Organización del trabajo
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Labor
Citation: SANTOS, Renata Guilões Barros; FERNANDES, Cláudia Sabino; GOMES, João Gabriel Hübner; FARIAS, João Henrique Gomes de; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da. Processos de precarização do trabalho docente em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise a partir de uma noção ontológica e histórica do trabalho. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 33-53, jul./dez. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho teve por objetivo analisar os processos de precarização do trabalho docente, em tempos de pandemia da Covid-19, a partir de uma noção ontológica e histórica do trabalho. A pesquisa foi realizada por meio de um ensaio bibliográfico a partir de literaturas já consolidadas bem como publicações recentes a cerca dos impactos da pandemia no Brasil, trazendo como eixo os seguintes aspectos: as transformações históricas ocorridas no mundo do trabalho a partir da concepção ontológica de trabalho; o trabalho docente e seus principais fundamentos e peculiaridades; os processos de precarização do trabalho docente no âmbito da pandemia. Conclui revelando que a precarização do trabalho docente não é privilégio da pandemia, mas as acentuadas transformações no ensino decorrentes dessa emergência sanitária tornaram o trabalho do professor mais difícil. Como resultado dessa sobrecarga, pressões, fusão da vida pessoal com a vida laboral, estresse e adoecimento são condições novas que a literatura educacional começa a denunciar sistematicamente.
Abstract: This work aimed to analyze the processes of precariousness of teaching work in times of Covid-19 pandemic, from an ontological and historical perspective.The research was carried out through a bibliographical survey based on already consolidated literatures as well as recent publications about the impacts of the pandemic in Brazil, bringing as main lines the following aspects: the historical transformations that occurred in the labor world from the ontological conception of work; teaching and its main foundations and peculiarities; the precariousness of teaching in the context of the pandemic.This work concludes by revealing that the precariousness of teaching is not a privilege of the pandemic, but the great changes in teaching practice resulting from this health emergency made it more difficult.As a result of the overload, pressure and blending of personal and professional life, stress and illness are new conditions that educational literature is systematically beginning to show.
Abstract in Spanish: Este trabajo tuvo como objetivo analizar los procesos de precariedad del trabajo docente, en tiempos de pandemia del Covid-19, desde una noción ontológica e histórica del trabajo. La investigación se realizó a través de un ensayo bibliográfico basado en literaturas ya consolidadas, así como publicaciones recientes sobre los impactos de la pandemia en Brasil, trayendo como eje los siguientes aspectos: las transformaciones históricas que ocurrieron en el mundo del trabajo desde la concepción ontológica de trabajo; el trabajo docente y sus principales fundamentos y peculiaridades; la precariedad del trabajo docente en el contexto de la pandemia. Concluye revelando que la precariedad del trabajo docente no es un privilegio de la pandemia, pero los acentuados cambios en la docencia, producto de esta emergencia de salud dificultaron el trabajo del docente. A raíz de esta sobrecarga, las presiones, la fusión de la vida personal y laboral, el estrés y la enfermedad son nuevas condiciones que la literatura educativa comienza a denunciar sistemáticamente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65572
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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