Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65563
Tipo: Resumo
Título : Histórico das integralizações curriculares nas atividades de monitoria e na carga horária dos professores do DEMA
Autor : Santos, Diego da Silva
Sousa, Ana Kelly de
Freitas, Silvia Maria de
Palabras clave : Currículos;Matemática - Estudo e ensino (Superior);Estatística - Estudo e ensino (Superior)
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : SANTOS, Diego da Silva; SOUSA, Ana Kelly de; FREITAS, Silvia Maria de. Histórico das integralizações curriculares nas atividades de monitoria e na carga horária dos professores do DEMA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumen en portugués brasileño: De uma forma geral, acredita-se que uma significativa contribuição das novas integralizações curriculares dos Cursos de Graduação da UFC, que tem disciplinas na área de Estatística, tem ocasionado uma busca maior pelas disciplina aplicadas ministradas pelo Departamento de Estatística e Matemática Aplicada – DEMA. Uma consequência dessa demanda pode se refletir, de forma direta, na alocação de professor por disciplina, como também na procura pelas monitorias das referidas disciplinas ou também nas monitorias de disciplinas afins. O presente trabalho tem por objetivo, apresentar os resultados de um levantamento quantitativo realizado junto à secretaria do DEMA, com respeito às disciplinas ofertadas pelo DEMA, aos outros cursos da UFC, com uma descrição do histórico das mesmas, tomando-se a mudança da integralização curricular nos cursos como base de referência. O intuito é realizar um diagnóstico dessas demandas na alocação da carga horária dos professores do DEMA e também avaliar o impacto disso no aumento demandado às atividades dos monitores das disciplinas. Os dados serão analisados utilizando-se o software R, de domínio público, fazendo uso de técnicas de análise descritiva, gráfica e inferencial. A partir dos resultados a serem obtidos espera-se identificar os pontos críticos no processo de distribuição das disciplinas aos professores do DEMA e também auxiliar no aperfeiçoamento das atividades de monitoria, buscando uma melhoria da qualidade do processo de ensino e a prendizagem, além de propiciar aos alunos bolsistas uma introdução nas atividades acadêmicas do DEMA.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65563
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_dssantos.pdf39,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.