Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65486
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A tetralogia napolitana de Elena Ferrante como um bildungsroman feminino: as especificidades na construção de trajetórias femininas |
Título en inglés: | Elena Ferrante's neapolitan tetralogy as a female bildungsroman: the specificities in the construction of female trajectories |
Autor : | Angelotti, Ana Lectícia Felix |
Palabras clave : | Elena Ferrante;Tetralogia napolitana;Bildungsroman;Neapolitan tetralogy |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Entrelaces |
Citación : | ANGELOTTI, Ana Lectícia Felix. A tetralogia napolitana de Elena Ferrante como um bildungsroman feminino: as especificidades na construção de trajetórias femininas. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 51-69, out./dez. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | A proposta desse artigo é analisar a série de quatro romances da escritora italiana Elena Ferrante conhecida como tetralogia napolitana através da tradição literária do Bildungsroman feminino, revisão do gênero literário Bildungsroman proposto pela crítica literária feminista nos anos 1970. Com essa revisão da forma do romance de formação, que privilegia reflexões sobre a relação entre indivíduo e sociedade, teóricas feministas e escritoras passaram a enfatizar as construções de trajetórias de personagens femininas e questões específicas do gênero feminino como busca de independência financeira, relação entre mãe e filha, entre outras. Minha hipótese é que Ferrante, na construção das trajetórias das duas personagens principais da sua tetralogia, Elena Greco e Raffaella Cerullo, dialoga diretamente com a tradição literária do Bildungsroman feminino exatamente para consolidar sua tetralogia napolitana dentro dessa tradição e contribuir com a construção de uma epistemologia feminina que seja capaz de possibilitar escritas de narrativas femininas a partir de referenciais também femininos. |
Abstract: | The purpose of this article is to analyze the series of four novels by italian writer Elena Ferrante known as neapolitan tetralogy through the literary tradition of the female Bildungsroman, a review of the literary genre Bildungsroman proposed by the feminist literary criticism in the 1970s. With this revision of the form of the novel, which privileges reflections on the relationship between the individual and society, feminist theorists and writers began to emphasize the constructions of female characters trajectories and specific feminine gender issues such as the search for financial independence, the relationship between mother and daughter, professional trajectories, among others. My hypothesis is that Ferrante in the construction of the trajectories of the main characters in his tetralogy, Elena Greco and Raffaella Cerullo, dialogues directly with this literary tradition of the female Bildungsroman precisely to consolidate his neapolitan tetralogy within this tradition contributing to the construction of a female epistemology that is capable of enabling the writing of female narratives based on female references as well. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65486 |
ISSN : | 2596-2817 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_alfangelotti.pdf | 703,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.