Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Reflexiones sobre el abandono escolar en la escuela secundaria desde el punto de vista de los educadores: un estudio de caso
Título em inglês: Reflections on high school dropout from the standpoint of educators: a case study
Autor(es): Melo, Alessandro de
Peplinski, Emanuelly
Palavras-chave: Evasão escolar;Ensino médio;School dropout;High school;Abandono escolar;Escuela secundaria
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: MELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a evasão escolar no ensino médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 236-256, jul./dez. 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o conceito e reflexos da evasão escolar no Ensino Médio público na educação e prática escolar. Para tanto, utilizou-se a análise da literatura e o conteúdo de entrevistas realizadas com vinte e seis educadores de quatro escolas estaduais no município de Guarapuava/PR. A metodologia para levantamento de dados foi o estudo de caso, analisados pelo viés das representações sociais dos sujeitos envolvidos, tendo como pano de fundo o método materialista histórico. Recortou-se para a discussão, as respostas relacionadas às definições de evasão dos entrevistados, suas percepções dos reflexos da evasão na comunidade escolar e as ações realizadas para combater a evasão. Por fim, foi possível perceber que os discursos desenvolvidos sobre a evasão são diversos e refletem as ideologias que atravessam a escola, também foi possível perceber os avanços em relação às políticas públicas para a juventude que precisam ser discutidas para garantir o acesso e permanência de todos os estudantes à escola.
Abstract: This article aims to discuss the concept and effects of high school dropout in public education and school practice, using the literature analysis and the content of interviews conducted with twenty-six educators from four state schools in the city of Guarapuava/PR. The methodology for data collection was a case study, analyzed from the perspective of the subjects’ social representations with the background of the historical materialist method. Discussion has analysed the answers related to the interviewees' definitions of dropout, their perceptions of the effects of dropout on the school community and the actions taken to combat it. Finally, it was possible to notice that the discourses developed about dropout are diverse and reflect the ideologies that permeate the school environment, it was also possible to notice the advances needed in public policies for youth to ensure the access and permanence of all students.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir el concepto y los efectos del abandono escolar en la escuela secundaria pública sobre la educación y la práctica escolar, utilizando el análisis de la literatura y el contenido de entrevistas realizadas a veintiséis educadores de cuatro escuelas públicas del municipio de Guarapuava/PR. La metodología para la recolección de datos fue el estudio de caso, analizado desde la perspectiva de las representaciones sociales de los sujetos pesquisados, en el contexto del método histórico materialista.. Se seleccionaron para la discusión las respuestas relacionadas con las definiciones de abandono escolar de los entrevistados, sus percepciones sobre los efectos desta en la comunidad escolar y las acciones tomadas para combatir la misma. Finalmente, fue posible notar que los discursos desarrollados sobre la deserción son diversos y reflejan las ideologías que permean la escuela, también se pudo notar los avances en relación a las políticas públicas para la juventud que necesitan ser discutidas para asegurar el acceso y permanencia. de todos los estudiantes a la escuela.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65480
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_ameloepeplinski.pdf357,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.