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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contar e explicar: competências de escrita de estudantes de 5.º ano numa escola multicultural portuguesa
Título em inglês: Recounting and explaining: 5th graders writing abilities in a Portuguese multicultural school
Autor(es): Pereira, Teresa Costa
Alves, Inês Felipa Coelho
Sousa, Otília Encarnação da Costa e
Palavras-chave: Qualidade textual;Texto narrativo;Texto expositivo;Erros ortográficos;Text quality;Narrative text
Data do documento: 2021
Citação: PEREIRA, Teresa Costa; ALVES, Inês Felipa Coelho; SOUSA, Otília Encarnação da Costa e. Contar e explicar: competências de escrita de estudantes de 5.º ano numa escola multicultural portuguesa. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 2, p. 1-25, maio/ago. 2021.
Resumo: A competência de escrita é necessária e transversal a todas as áreas do currículo. A escrita é a mais complexa das atividades de linguagem e pode transformar-se num desafio tanto mais exigente quanto os alunos estiverem distantes da cultura letrada. Escrever e ensinar a escrever devem, por isso, ser práticas assíduas na sala de aula. Neste estudo, realizado no ano letivo de 2018-2019, em duas turmas de 5º ano de escolaridade, faz-se uma análise diagnóstica das competências de escrita compositiva (narração e exposição) (PETERSON; McCABE, 1991; SOUSA, 2015; MEYER, 1985) e ortográfica (RAVID; TOLCHINSKY, 2002; VALE; SOUSA, no prelo). São objetos de análise a qualidade textual, estrutura e microestruturas textuais e desvios na escrita de palavras. O estudo foi realizado num Agrupamento TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) da região de Lisboa e teve como objetivos i) investigar a competência narrativa, ii) investigar a competência expositiva e iii) analisar as habilidades ortográficas (escrita de palavras) de alunos de 5º ano de escolaridade. Foram elicitados textos narrativos e expositivos e analisados a qualidade textual e os erros de escrita de palavras. Os resultados revelam que os alunos apresentam mais dificuldades na escrita de textos expositivos do que na escrita de textos narrativos. Revelam, também, que os erros ortográficos e os erros de acentuação gráfica são áreas a precisar de intervenção. Discute-se a relevância prática dos resultados, tanto no ensino, como na formação de professores.
Abstract: Writing competence is transversal to all areas of the curriculum. Writing is the most complex of language activities, and it becomes an even more demanding challenge when students are far from literate culture. Writing and teaching how to write should therefore be assiduous practices in the classroom. In this study, skills in compositional writing (narration and exposition) (PETERSON; McCABE,1991; SOUSA, 2015; MEYER, 1985) and spelling (RAVID; TOLCHINSKY, 2002; VALE; SOUSA, in press), are analyzed. Text quality, structure and microstructures and spelling are focused. The study was carried out in a TEIP cluster of schools (Educational Territories of Priority Intervention) in the Lisbon region in 2018-2019. The main objectives of this study were: i) to investigate the narrative competence, ii) to investigate the expository competence, and iii) to analyze the spelling skills of 5th graders. Narrative and expository texts were elicited, and textual quality was analyzed. The results reveal that students have more difficulties in expository texts writing than narrative texts. They also show that spelling errors and accentuation errors are areas that deserve special attention. The practical relevance of the results in both teaching and teacher training is discussed and conclusions are drawn.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65211
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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