Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Teresa Costa-
dc.contributor.authorAlves, Inês Felipa Coelho-
dc.contributor.authorSousa, Otília Encarnação da Costa e-
dc.date.accessioned2022-04-20T14:58:10Z-
dc.date.available2022-04-20T14:58:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPEREIRA, Teresa Costa; ALVES, Inês Felipa Coelho; SOUSA, Otília Encarnação da Costa e. Contar e explicar: competências de escrita de estudantes de 5.º ano numa escola multicultural portuguesa. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 2, p. 1-25, maio/ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65211-
dc.description.abstractWriting competence is transversal to all areas of the curriculum. Writing is the most complex of language activities, and it becomes an even more demanding challenge when students are far from literate culture. Writing and teaching how to write should therefore be assiduous practices in the classroom. In this study, skills in compositional writing (narration and exposition) (PETERSON; McCABE,1991; SOUSA, 2015; MEYER, 1985) and spelling (RAVID; TOLCHINSKY, 2002; VALE; SOUSA, in press), are analyzed. Text quality, structure and microstructures and spelling are focused. The study was carried out in a TEIP cluster of schools (Educational Territories of Priority Intervention) in the Lisbon region in 2018-2019. The main objectives of this study were: i) to investigate the narrative competence, ii) to investigate the expository competence, and iii) to analyze the spelling skills of 5th graders. Narrative and expository texts were elicited, and textual quality was analyzed. The results reveal that students have more difficulties in expository texts writing than narrative texts. They also show that spelling errors and accentuation errors are areas that deserve special attention. The practical relevance of the results in both teaching and teacher training is discussed and conclusions are drawn.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade textualpt_BR
dc.subjectTexto narrativopt_BR
dc.subjectTexto expositivopt_BR
dc.subjectErros ortográficospt_BR
dc.subjectText qualitypt_BR
dc.subjectNarrative textpt_BR
dc.titleContar e explicar: competências de escrita de estudantes de 5.º ano numa escola multicultural portuguesapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA competência de escrita é necessária e transversal a todas as áreas do currículo. A escrita é a mais complexa das atividades de linguagem e pode transformar-se num desafio tanto mais exigente quanto os alunos estiverem distantes da cultura letrada. Escrever e ensinar a escrever devem, por isso, ser práticas assíduas na sala de aula. Neste estudo, realizado no ano letivo de 2018-2019, em duas turmas de 5º ano de escolaridade, faz-se uma análise diagnóstica das competências de escrita compositiva (narração e exposição) (PETERSON; McCABE, 1991; SOUSA, 2015; MEYER, 1985) e ortográfica (RAVID; TOLCHINSKY, 2002; VALE; SOUSA, no prelo). São objetos de análise a qualidade textual, estrutura e microestruturas textuais e desvios na escrita de palavras. O estudo foi realizado num Agrupamento TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) da região de Lisboa e teve como objetivos i) investigar a competência narrativa, ii) investigar a competência expositiva e iii) analisar as habilidades ortográficas (escrita de palavras) de alunos de 5º ano de escolaridade. Foram elicitados textos narrativos e expositivos e analisados a qualidade textual e os erros de escrita de palavras. Os resultados revelam que os alunos apresentam mais dificuldades na escrita de textos expositivos do que na escrita de textos narrativos. Revelam, também, que os erros ortográficos e os erros de acentuação gráfica são áreas a precisar de intervenção. Discute-se a relevância prática dos resultados, tanto no ensino, como na formação de professores.pt_BR
dc.title.enRecounting and explaining: 5th graders writing abilities in a Portuguese multicultural schoolpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_tcpereiraifcalves.pdf777,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.