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Type: Artigo de Periódico
Title: A infraestrutura portuária e suas influências na sedimentação costeira na Vila do Pecém, Ceará, Brasil
Authors: Magini, Christiano
Martins, Antonio Harildes Oliveira
Pitombeira, Erasmo da Silva
Keywords: Porto do Pecém;Dinâmica costeira;Sedimentação;Impacto Ambiental
Issue Date: 2013
Publisher: Geociências
Citation: MAGINI, Christiano; MARTINS, Antonio Harildes Oliveira; PITOMBEIRA, Erasmo da Silva. A infraestrutura portuária e suas influências na sedimentação costeira na vila do Pecém, Ceará, Brasil. Geociências, São Paulo, v. 32, n.3, p. 532-546, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste trabalho utilizando imagens temporais e perfis de linha de praia, é mostrar os efeitos das edificações portuárias no transporte de sedimentos no entorno do Porto do Pecém e da porção costeira da Vila do Pecém. O modelo de construção do terminal, com uma porção offshore, ligado ao continente por estrutura vazada, permite o transporte de sedimentos. Pela análise de imagens de satélite e pelo monitoramento constante realizado através de perfis de praia, percebeu-se que a situação praia da Vila do Pecém está sob influência atual de aporte de sedimentos. Podemos concluir ao final do trabalho que o Terminal Portuário foi uma obra que auxiliou no avanço da linha de praia, promovendo um recuo do mar, amenizando ondas em tamanho e intensidade. Este efeito criou uma proteção para a vila, confirmado pelo grupo da Japan International Cooperation Agency que constatou nos últimos 30 anos um recuo do litoral cerca de 60 m, no trecho entre a Ponta do Pecém e a Vila do Pecém. Isto significa um recuo de, aproximadamente, 2 m por ano. O monitoramento continua e a vila atualmente encontra-se protegida de antigos processos erosivos que sofria. Portanto o impacto ambiental do porto, suas estruturas sob a vila é positivo.
Abstract: The aim of this work using temporal images and profiles of beach line, is to show the effects of port buildings in sediment transport around the port of Pecém and coastal portion of the village of Pecém. The construction of the port, with an offshore portion, connected to the mainland by leaked structure, allows the transport of sediments. Through the analysis of satellite images and by constant monitoring carried out through beach profiles, it was realized that the beach village of Pecem situation is under the current influence of sediment supply. We can conclude by the end of the work that the port Terminal was a work that aided in the advancement of the beach line, promoting an indentation of the sea, threatening waves in size and intensity. This effect created a protection for the town, confirmed by the Group of the Japan International Cooperation Agency that found over the past 30 years a retreat of about 60 m, in the stretch between the tip of Pecém and Vila do Pecém. This means a decline of approximately 2 m per year. The monitoring continues and the village currently is protected ancient erosion processes that suffered. So the environmental impact of the port, its structures in the village is positive.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65184
ISSN: 1980-900X
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DGL - Artigos publicados em revista científica

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