Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65169
Tipo: | TCC |
Título : | Mostra o Teu! Metadesign e ações colaborativas em Fortaleza - CE |
Autor : | Pereira, Alessandra do Nascimento |
Tutor: | Marinho, Cláudia Teixeira |
Palabras clave : | Metadesign;Design estratégico;Metaprojeto;Design emergente;Produção cultural |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | PEREIRA, A. N. Mostra o Teu! Metadesign e ações colaborativas em Fortaleza – CE. 2022. 127 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O campo do design é uma peça essencial dentro do sistema capitalista pois suas ações projetuais estão guiadas pela modernidade e estão intrinsecamente ligadas a aquisição do lucro pela captura do outro pelo desejo. Projetar contra essa estrutura é urgente para quem é prejudicado por essas estratégias mantenedoras de um sistema de poder na mão de poucos. Dessa inquietação, surge a ação coletiva de um grupo de estudantes de Design da Universidade Federal do Ceará: a Mostra o teu! Ecossistema criativo articula eventos colaborativos em uma relação dialética com o local em que está sendo projetado. É de interesse desta pesquisa investigar o processo das experimentações e eventos já realizados por este projeto, ao mesmo tempo que aproximamos o campo teórico do Design com uma ação projetual diferente dos moldes modernos. Neste sentido, ao passo que apresentamos análises e organização dos desdobramentos do processo da Mostra o teu!, elaboramos estratégias de gestão e produção de projetos colaborativos e emergentes. Para tanto, utilizamos e apresentamos aparatos do Metadesign (GIACCARDI, 2003. VASSAO, 2010) ao mesmo tempo como conceito e metodologia, resultando em uma cartografia de experiências, ferramenta e suporte para ações colaborativas, que designers e não designers podem utilizar, reestruturar, adaptar, interpretar de acordo com as necessidades localizadas em seu território. |
Abstract: | The Design field is an essential piece of the capitalist system once its actions in the development of projects are guided by the modernity and deeply attached to profit acquisition by capturing the other by desire. Designing against this economic and political structure is urgent for those who are hampered by the sustaining strategies of this system in which the power is held by a small group of private individuals. The collective action of a group of Design students from Universidad Federal do Ceará arised through this concern and gave birth to Mostra o teu! Creative ecosystem. This platform uses dialectical thinking to articulate collaborative events that consider the territory in which the project is being designed as one of the agents of the designing process. This research intends to investigate the experiments and events that have already been held by the Creative ecosystem. Nevertheless, it is also an interest of this study to expand the Design theoretical field with an active design proposition that does not fit on the usual modern model of project development. In this regard, as we analyze and organize the ramifications of Mostra o teu! designing processes, we elaborate management strategies to collaborative and emerging projects. Therefore, we use and present Metadesign (GIACCARDI, 2003. VASSAO,2010) as a concept and also as a method which led us to build an experience map. This mapping experience is used, by designers and non-designers, as a supportive tool to collaborative actions that can be restructured, adapted and interpreted according to the needs of the site/territory in which the project is being designed. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65169 |
Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_anpereira.pdf | 41,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.