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dc.contributor.advisorDurante, Daniela Giareta-
dc.contributor.authorMendes, Maria Monica da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-18T17:46:36Z-
dc.date.available2022-04-18T17:46:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMENDES, M. M. S. Ensino superior em secretariado: fechamento de cursos em instituições públicas. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65143-
dc.description.abstractThe Executive Secretariat course is currently facing a moment of decline in the offer of courses in Higher Education Institutions (HEIs). From 2000, the Brazilian Higher Education experienced a period of expansion promoted by measures of educational policies of the Federal Government. The Executive Secretariat course followed the development process and had a significant increase in the creation of new HEI courses. However, since 2009, this development has been compromised by a dizzying rate of course closure in the HEI. Given this context, we felt the need to develop this study that aimed to understand the reasons for closing the Executive Secretariat course in public institutions. To achieve this goal, the research had as a qualitative approach design. As a data collection technique, we used a semi- structured individual interview with each of the five coordinators of the Executive Secretariat courses that were closed, three at the bachelor's level and two at the technology level. For analysis of the results, the narrative analysis was made. As the main conclusion, it was understood that each public HEI had a distinct cause for the closure of the Secretariat course, such as: lack of demand, course update, termination of extension project contract, lack of structure and performance in the evaluation of the Ministry of Education. Education (MEC), therefore, it is not possible to generalize the reasons that led to the closure of the analyzed courses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectCurso de Graduaçãopt_BR
dc.subjectInstituição Federal de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectSecretariadopt_BR
dc.titleEnsino superior em secretariado: fechamento de cursos em instituições públicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO curso de Secretariado Executivo atualmente enfrenta um momento de descenso na oferta de cursos em Instituições de Ensino Superior (IES). A partir de 2000, o Ensino Superior brasileiro vivenciou um período de expansão promovido por medidas de políticas educacionais do Governo Federal. O curso de Secretariado Executivo seguiu o processo de desenvolvimento e teve um acréscimo significativo de criação de novos cursos em IES. No entanto, a partir de 2009, esse desenvolvimento vem sendo comprometido por um índice de fechamento vertiginoso do curso nas IES. Diante desse contexto, sentiu-se a necessidade de desenvolver o presente estudo que teve como objetivo compreender os motivos de fechamento do curso de Secretariado Executivo em instituições públicas. Para o alcance desse objetivo, a pesquisa teve como delineamento abordagem qualitativa. Como técnica de coleta de dados utilizou-se da entrevista individual semiestruturada com cada um dos cinco coordenadores dos cursos de Secretariado Executivo que foram fechados, sendo três em nível bacharelado e dois tecnológicos. Para análise dos resultados, fez-se a análise da narrativa. Como principal conclusão, entendeu-se que cada IES pública teve uma distinta causa para o fechamento do curso de Secretariado, tais como: falta de demanda, atualização do curso, término de contrato de projeto de extensão, falta de estrutura e desempenho naavaliação do Ministério da Educação (MEC), portanto, não é possível generalizar os motivos que levaram ao fechamento dos cursos analisados.pt_BR
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