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Tipo: TCC
Título : A comunicação organizacional e o uso de aplicativo de mensagens instantâneas em Secretariado Executivo em tempos de pandemia
Autor : Melo, Anna Kllywya Elias de
Tutor: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Palabras clave : Secretário Executivo;Pandemias;Aplicativos móveis;Mensagens eletrônicas;COVID-19
Fecha de publicación : 2022
Citación : MELO, A. K. E. A comunicação organizacional e o uso de aplicativo de mensagens instantâneas em Secretariado Executivo em tempos de pandemia. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: As tecnologias de comunicação passaram por diversas mudanças ao longo da história e coube ao profissional de secretariado executivo estar atento a essas mudanças e se adaptar conforme a necessidade do mercado. Com o surgimento da COVID-19 novas necessidades de comunicação surgiram nas organizações sendo atendidas utilizando aplicativos de mensagens instantâneas. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso de aplicativos de mensagens instantâneas na comunicação organizacional interna na atuação do secretário executivo, em período de pandemia da COVID-19. Para o alcance dos objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva a partir de um levantamento teórico, seguido de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário aplicado a 36 profissionais de secretariado executivo. Para apresentação dos dados recorreu-se à estatística descritiva e a interpretação das informações foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que, no contexto de pandemia da COVID-19, a utilização de aplicativos de mensagens instantâneas na comunicação organizacional interna na atuação do secretário executivo é essencial. Sem a existência desses aplicativos, em período pandêmico, diversos segmentos econômicos não poderiam manter a comunicação aberta entre seus colaboradores, pois seria inviável comunicar-se remotamente com diversos funcionários. Para o profissional de secretariado executivo o fator mais relevante dessas ferramentas é o tempo.
Abstract: Communication technologies have undergone several changes throughout history and it was up to the executive secretarial professional to be aware of these changes and adapt according to market needs. With the emergence of covid-19, new communication needs emerged in organizations being served using instant messaging applications. This research has the general objective of analyzing the use of instant messaging applications in internal organizational communication in the performance of the executive secretary, in the period of the covid-19 pandemic. To reach the objectives, a qualitative and descriptive research was developed from a theoretical survey, followed by a field research. For data collection, a questionnaire was applied to 36 executive secretariat professionals. Descriptive statistics were used to present the data and the interpretation of the information was performed using the content analysis technique. It was concluded that, in the context of the covid-19 pandemic, the use of instant messaging applications in internal organizational communication in the performance of the executive secretary is essential. Without the existence of these applications, in a pandemic period, several economic segments would not be able to maintain open communication between their employees, as it would be impossible to communicate remotely with several employees. For the executive secretarial professional, the most relevant factor of these tools is the time.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65090
Aparece en las colecciones: SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

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