Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Carlos Henrique da Silva-
dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges-
dc.date.accessioned2022-04-11T20:00:37Z-
dc.date.available2022-04-11T20:00:37Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, Carlos Henrique da Silva; GOUVEIA, Luis Borges. Percepções conceituais da gestão do conhecimento para bibliotecas técnico-acadêmicas. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 7, p. 1-16, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3468-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65040-
dc.description.abstractThe work discusses conceptual perspectives of knowledge management for libraries, specifically those linked to the Federal Institutes of Brazil. The study has the following problematic condition: to what extent is knowledge management capable of enabling actions to stimulate and facilitate the creation, storage, sharing and use of knowledge in the context of the performance of technical academic libraries? The objectives are to investigate the concepts of knowledge management and knowledge management in libraries. The research is characterized as exploratory and descriptive in terms of ends. And as for the means, as bibliographic through a dialogue with different authors and texts that deal conceptually with the aforementioned theme. It is concluded that when working from the perspective of knowledge management within the scope of technical-academic libraries, the aim is to provide the development of a work philosophy supported by practices of sharing ideas, contents, procedures and storage, aiming at the medium and long term the construction of a new culture in these environments that can generate knowledge, seeking during this process the innovation in its professional and organizational practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Informação em Pautapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimento em bibliotecaspt_BR
dc.subjectBibliotecas técnico-acadêmicaspt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.titlePercepções conceituais da gestão do conhecimento para bibliotecas técnico-acadêmicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho discute perspectivas conceituais da gestão do conhecimento para bibliotecas, especificamente as ligadas aos Institutos Federais do Brasil. O estudo tem a seguinte condição problematizadora: em que medida a gestão do conhecimento é capaz de possibilitar ações no sentido de estimular e facilitar a criação, o armazenamento, o compartilhamento e o uso do conhecimento no contexto de atuação das bibliotecas técnico-acadêmicas? Os objetivos são investigar os conceitos de gestão do conhecimento e de gestão do conhecimento em bibliotecas. A pesquisa se caracteriza quanto aos fins como exploratória e descritiva. E quanto aos meios, como bibliográfica mediante um diálogo com autores e textos diversos que abordam conceitualmente a referida temática. Conclui-se que ao trabalhar na perspectiva da gestão do conhecimento no âmbito das bibliotecas técnico-acadêmicas, têm-se em vista proporcionar o desenvolvimento de uma filosofia de trabalho apoiada em práticas de compartilhamento de ideias, conteúdos, procedimentos e armazenamento, visando a médio e longo prazo a construção de uma nova cultura nesses ambientes que possa gerar conhecimentos, buscando durante esse processo a inovação em práticas profissionais e organizacionais.pt_BR
dc.title.enConceptual perceptions of knowledge management for technical-academic librariespt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_chssousalbgouveia.pdf548,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.