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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64919
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação do sistema de vigilância epidemiológica no Estado do Ceará frente ao modelo de descentralização do Sistema Único de Saúde |
Autor(es): | Rodrigues, Maria de Lourdes Pereira |
Orientador: | Pontes, Lígia Regina S. Kerr |
Coorientador: | Pontes, Ricardo José Soares |
Palavras-chave: | Vigilância Epidemiológica;Descentralização;Medidas em Epidemiologia;SUS |
Data do documento: | 2003 |
Citação: | RODRIGUES, Maria de Lourdes Pereira. Avaliação do sistema de vigilância epidemiológica no Estado do Ceará frente ao modelo de descentralização do Sistema Único de Saúde. 2003. 175 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64919. Acesso em: 07/04/2022. |
Resumo: | Este estudo teve como principal objetivo avaliar o Sistema de Vigilância Epidemiológica do Estado do Ceará. O presente trabalho constituiu-se em um estudo transversal realizado com coordenadores da Vigilância Epidemiológica (VE) dos municípios do Estado do Ceará, de janeiro a dezembro de 2002. Foram incluídos na pesquisa, todos os 184 municípios do estado do Ceará, entretanto a amostra constou de 149 municípios, em virtude de 8 não possuírem coordenadores da Vigilância Epidemiológica, 25 não terem respondido o questionário e Fortaleza que foi excluída do estudo. Os resultados apontaram que 54,36% dos municípios estavam habilitados para a Gestão Plena da Atenção Básica, e somente 12,75% para Gestão Plena do Sistema Municipal. Com relação à certificação dos municípios para Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD), 62,41% estavam certificados. Ao avaliar o perfil dos coordenadores, esses, eram na maioria mulheres (87,91%), com idade entre 26 e 40 anos (69,79%), em torno de 82,43% dos profissionais atuavam na Vigilância Epidemiológica e em outras atividades relacionadas à saúde, principalmente no PSF; recebiam em média R$ 1.312,00 (em torno de US$ 437,00) e não possuíam vínculo empregatício. Em geral a equipe era muito pequena, 1 profissional de nível médio e 1 de nível superior. Analisando a infra-estrutura, observou-se que somente 59,06% dos municípios tinham locais exclusivos para o desenvolvimento das atividades de vigilância, 104 tinham computadores, com 98 deles tendo acesso à linha telefônica, mas somente 69,79% tinham condições de acessar a Internet. Apenas 32,21% responderam contar com disponibilidade de transporte. Somente 19 dos municípios investigados tiveram condições consideradas adequadas em relação às ações de VE. Somente o tipo de gestão (p=0,018) e ter na equipe de vigilância pelo menos um profissional de nível ' médio e um profissional de nível superior (p=0,029) estavam associados a um desempenho adequado da VE. Na prática cotidiana das ações de VE, percebeu-se claramente a predominância do modelo tradicional, com ações semelhantes às desenvolvidas anteriores ao Sistema Único de Saúde, e que, mesmo após a descentralização da Epidemiologia e Controle das Doenças, estas atividades não pareceram ser prioridades para os municípios. Portanto, enquanto não houver fortalecimento da VE, o país continua vulnerável a ser surpreendido por surtos e epidemias de doenças emergentes e reemergentes. |
Abstract: | The aim of this research was to evaluate the Epidemiological Surveillance System (ES) of the State of Ceará - Brazil, in what concerns the decentralisation model. The present work consisted of a transversal study conducted with the Epidemiological Surveillance’s Co-ordinators of the municipalities from the State of Ceará, throughout the period of Januaiy to December, 2002. There were included in the research, 184 municipalities from the State, but the final sample consisted of 149 municipalities due to 8 of them did not have a The Co-ordinators’ Epidemiological Surveillance and 25 did not answer the questionnaire. The results pointed out that 54,36% municipalities were certified for the Gestão Plena de Atenção Básica, while only 12,75% of the municipalities were in Gestão Plena do Sistema Municipal. In relation to the municipalities’ certification for Epidemiology and Disease Control (CDC), 62,41% of them were certified. The Co-ordinators’ profíle evaluation showed that, 87,91%, were women with a varying age between 26 to 40 years (69,79%); 82,43% worked in the ES and in other activities related to health, receiving a mean wage of R$ 1.312,00 (around US$ 437,00) and did not have working bounds. The health teams had a médium of 1,4 professional. Analysing the available infra-structure, only 59,06% of the municipalities had an exclusive location for the development of the surveillance activities, 96,64% had computers, followed by 93,95% with phone access, but only 69,79% had the conditions to access the internet and only 32,21% of them had the availability oftransport. Only 19 of the 149 municipalities had a performance considered adequate in relation to the Epidemiological Surveillance’s actions. The type of management (p = 0,018) and the surveillance team be composed by both a technician and a graduated professional (P=0,029) were the only factors significantly associated with an adequate performance by ES. In the quotidian practice of ES actions, it is clearly noticed the predominance of the traditional model and that even after the decentralisation of the CDC, these activities do not seem to be prioritised by the municipalities. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64919 |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações defendidas na UFC |
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