Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64895
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação centrada na mudança: efeitos do programa mais educação na diminuição da evasão
Autor(es): Freire, Antonio Gildázio de Andrade
Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Avaliação de programas;Teoria da mudança;Evasão escolar;Programa Mais Educação
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional
Citação: FREIRE, Antonio Gildázio de Andrade; FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação centrada na mudança: efeitos do programa mais educação na diminuição da evasão. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 11, n. 20, p. 1-21, 2022.
Resumo: Neste artigo apresenta-se os resultados de um estudo que teve como objetivo principal avaliar os efeitos da implantação do Programa Mais Educação na diminuição da evasão escolar no Centro de Educação Municipal Deputados Manoel Rodrigues, localizado no Município de Maranguape/CE, entre 2015 a 2017. Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória, bibliográfica e documental, de cunho qualiquantitativo, sob a égide do método quadripolar. Os resultados, analisados à luz da teoria da mudança e representados pelo mapa de processos e resultados, demonstraram um alto nível de eficácia e assertividade na resolução da problemática da evasão na instituição pesquisada.
Abstract: This paper presents the results of a study whose main objective was to evaluate the effects of the implementation of the More Education Program in reducing school dropout rates at the Deputies Manoel Rodrigues Municipal Education Center, located in the Municipality of Maranguape/CE, in the chronological section of 2015 to 2017. An exploratory, bibliographical and documentary research, of a quali-quantitative nature, was carried out under the aegis of the quadripolar method. The results, effected in the light of the theory of change and represented through the process and results map, demonstrated a high level of effectiveness and assertiveness in solving the problem of school dropout rates in the researched institution.
URI: https://youtu.be/j76cQt2YNZE
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64895
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_agafreire_jdpbfernandes_mamlima.pdf532,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.