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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Artur Ferreira-
dc.contributor.authorMiranda, Pedro Henrique Almeida-
dc.contributor.authorFernandes, Andressa da Silva-
dc.contributor.authorBatista, Alan Vinicius de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, José Ailton Batista da-
dc.date.accessioned2022-04-06T10:48:12Z-
dc.date.available2022-04-06T10:48:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOREIRA, Artur Ferreira; MIRANDA, Pedro Henrique Almeida; FERNANDES, Andressa da Silva; BATISTA, Alan Vinicius de Araújo; SILVA, José Ailton Batista da. Controle de trajetoria de um robô móvel baseado na arquitetura Ackermann. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, XXII., 9 a 12 set., 2018, João Pessoa - PB - Brasil. Anais[…], Campinas, Galoá, v.1, n. 1 (2019): CBA2018.pt_BR
dc.identifier.issn2525-8311-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64875-
dc.description.abstractThe purpose of this article is an implementation of a control system using PID control in a servomotor, applied to a mobile robot. The application of the control technique is aimed at the use of TFC-KIT: the Freescale Cup Intelligent Car Development System, which is the production of the prototype of an autonomous robot. The built prototype is a standalone robot capable of following a path delimited by two black lines on a safety surface from the application of optical sensor (linear camera). The goal is slightly better than any of the external control types. An implementation of the proposed control brings an alternative to improve the performance response time of the mobile robot before the on-off control previously implemented.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Automática (SBA) - https://www.sba.org.br/; Galoá Science - https://galoa.com.br/ - ttps://cba2018.galoa.com.br/pt_BR
dc.subjectAutônomopt_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectRobôpt_BR
dc.subjectSeguidor de linhapt_BR
dc.titleControle de trajetoria de um robô móvel baseado na arquitetura Ackermannpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é a implementação de um sistema de controle de trajetória usando controle PID em um servomotor,aplicado a um robô móvel. A aplicação da técnica de controle visa à utilização e aplicação do TFC-KIT: The Freescale Cup Intelligent Car Development System, consistente na produção do protótipo de um robô autônomo. O protótipo construído é um robô autônomo capaz de seguir um trajeto delimitado por duas linhas pretas sobre uma superfície de cor branca a partir da aplicação de sensor óptico (câmera linear). A meta a ser atingida é obter um carro para seguir os trajetos não definidos da competição no menor tempo possível e sem nenhum tipo de controle externo. A implementação do controle proposto traz uma alternativa de melhorar o tempo de resposta de atuação do robô móvel perante ao controle on-off anteriormente implementado.pt_BR
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