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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso dos chatbots como suporte ao aprendizado para urgência e emergência: uma revisão integrativa
Título em inglês: The use of chatbots as support urgent and emergency learning: an integrative review
Autor(es): Silva, Carlos Henrique Nascimento Domingues da
Dias, Douglas Vieira
Soares, Guilherme Augusto Cardoso
Romão, Ricardo Fusano
Campos Filho, Amadeu Sá
Palavras-chave: Proteínas Priônicas;Sistemas de Informação;Big Data
Data do documento: Mar-2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: SILVA, Carlos Henrique Nascimento Domingues da et al. O uso dos chatbots como suporte ao aprendizado para urgência e emergência: uma revisão integrativa. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 01-13, mar. 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64801. Acesso em: 04/04/2022.
Resumo: Introdução: Chatbots são softwares capazes de manter uma conversa através do processamento de linguagem natural. Na saúde, os chatbots apoiam diferentes âmbitos. Entretanto, poucos são os estudos que envolvem serviços de urgência e emergência. Objetivo: realizar uma revisão da literatura acerca do uso dos chatbots como ferramentas no auxílio a urgências e emergências, verificando e avaliando seu emprego nesse contexto, e também para ações de treinamento. Métodos: Revisão integrativa realizada com 07 descritores em 05 bases de dados com publicações de 2014 até 2020 nos idiomas português e inglês. Resultados: foram encontrados 1539 estudos, dos quais apenas 14 foram inclusos na revisão, sendo avaliadas as particularidades dos chatbots encontrados, sob os seguintes critérios: assistência remota; feedback; flowchart; notificação; treinamento; emergência. Conclusão: Conclui-se que, por serem de fácil uso, criação e alcance, os chatbots podem ser ferramentas promissoras no auxílio à atenção e treinamento em situações de urgência e emergência.
Abstract: Introduction: Chatbots are software capable of maintaining a conversation through natural language processing. In health, chatbots support different areas. However, there are few studies involving urgent and emergency services. Objective: to carry out a literature review about the tools used to assist urgencies and emergencies, evaluating and verifying the use of chatbots in this area, as well as whether these virtual assistants are being used for training. Methods: Integrative review conducted with 07 descriptors in 05 databases with publications from 2014 to 2020 in Portuguese and English. Results: 1539 studies were found, of which only 14 were included in the review, and the particularities of the chatbots found were evaluated, under the following criteria: remote assistance; feedback; flowchart; notification. Conclusion: chatbots can be promising tools in urgent and emergency situations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64801
ISSN: 2525-9563
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