Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64539
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Proteção térmica contra arcos elétricos: um estudo de caso com uma subestação de 13,8 kv
Autor(es): Lemos, Herick Talles Queiroz
Andrade, Humberto Dionísio de
Sousa, Matheus Emanuel Tavares
Moura, Adriano Aron Freitas de
Rocha, Ednardo Pereira da
Moura, Ailson Pereira de
Tullio, Franciele Braga Machado
Palavras-chave: Arco elétrico;Energia incidente;Equipamentos de proteção individual
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Atena Editora
Citação: LEMOS, Herick Talles Queiroz; ANDRADE, Humberto Dionísio de; SOUSA, Matheus Emanuel Tavares; MOURA, Adriano Aron Freitas de; ROCHA, Ednardo Pereira da; MOURA, Ailson Pereira de. Proteção térmica contra arcos elétricos: um estudo de caso com uma subestação de 13,8 kv. In: TÚLIO, Franciele Braga Machado (Org.). Pesquisa científica e inovação tecnológica nas Engenharias 2. Ponta Grossa PR: Atena Editora, 2019. Cap. 7, p. 67-80. DOI 10.22533/at.ed.0352006017
Resumo: Um dos principais riscos associados às atividades envolvendo equipamentos energizados são os efeitos térmicas produzidos pela energia incidente resultante de uma explosão elétrica. Neste contexto, uma importante medida para proteção contra os efeitos térmicos dos arcos elétricos é a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs)com grau ATPV (Arc thermal perfomance value) adequado e a definição de uma distância segura de aproximação do local de trabalho. No Brasil, a utilização de EPIs com proteção térmica é exigida na Norma Regulamentado Nº 10 (NR 10), no entanto, essa norma fornece orientações sobre metodologias de estudo de energia incidente, as quais servem de base para especificação desses equipamentos. Desse modo, este trabalho se propõe a demonstrar, por meio de um estudo de caso, a aplicação da metodologia proposta na IEEE1584/2018 (Guide for performing arc-flash hazard calculations) e as orientações da NFPA 70E/2018 (Standard for electrical safety requirement for employee workplace) para o estudo da energia incidente e determinação do grau de proteção ATPV dos EPIs de trabalhadores de uma subestação de 500 kVA em 13,8/0,38 kV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, localizada no município de Mossoró, RN. No estudo, podese constatar que os serviços na subestação requerem a utilização de EPIs com categoria ATPV grau 2 e a delimitação de uma distância segura de aproximação mínima de 1,1771 m. Por meio desse trabalho, pode-se demonstrar, de forma clara e objetiva, os principais métodos e padrões internacionais de referência utilizados no estudo de energia incidente e proteção térmica.
Abstract: ; Energia Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica nas Engenharias 2 Capítulo 7 68 incidente; Equipamentos de proteção individual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64539
ISBN: 978-85-7247-903-5
Aparece nas coleções:DEEL - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_htqlemos.pdf5,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.