Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64505
Tipo: Dissertação
Título : Aprendizagem compartilhada e simultânea de violão e de canto para jovens e adultos: uma proposta pedagógica
Título en inglés: Shared and simultaneous learning of guitar and singing for young people and adults: a pedagogical proposal
Autor : Silva, Antonio Izaias Luciano da
Tutor: Júnior, Gerardo Silveira Viana
Palabras clave : Educação de jovens e adultos;Aprendizagem musical compartilhada;Aprendizagem de violão e canto
Fecha de publicación : 2021
Citación : SILVA, Antonio Izaias Luciano da. Aprendizagem compartilhada e simultânea de violão e de canto para jovens e adultos: uma proposta pedagógica. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Essa Proposta Pedagógica foi desenvolvida como modalidade de trabalho de conclusão do mestrado profissional PROF-ARTES, cuja investigação foi fundamentada nas bases da aprendizagem musical compartilhada e objetiva o aprendizado simultâneo de violão e de canto para Jovens e Adultos. Como resultado, a partir de pesquisa bibliográfica e da reflexão sobre a prática educativa com os alunos do CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos, foi produzido um material referente a uma sequência didática de 32, que aqui apresentamos. Este material está composto pelos planos de cada aula da unidade didática, destinado ao professor e um guia do aluno, com um material didático elaborado especificamente para esta proposta. Este trabalho não tem intenção de ser entendido como um método fechado e aplicável em qualquer situação ou contexto, mas como uma sugestão norteadora, aberta ao horizonte de expectativas dos alunos e às suas contribuições, buscando promover um ambiente favorável de partilha de saberes, que não se refere somente ao espaço físico e à quantidade de pessoas participantes do processo educativo, mas também à abertura das pessoas ao encontro e às experiências.
Abstract: This Pedagogical Proposal was developed as a work modality to conclude the professional master's PROF-ARTES, whose investigation was based on the bases of shared musical learning and aims at the simultaneous guitar and singing for Young People and Adults. As a result, from the bibliographical research and the reflection on the educational practice with the students of the CEJA - Center for Education of Youth and Adults, a material was produced referring to a didactic sequence of 32 classes, which we present here. This material is composed of the plans for each class of the didactic unit, destined to the teacher and a student guide, with a didactic material elaborated specifically for this proposal. This work is not intended to be understood as a closed method and applicable in any situation or context, but as a suggestion open to the horizon of students' expectations and to the necessary changes to each school reality.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64505
Aparece en las colecciones: PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_ailsilva.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.