Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64495
Tipo: | TCC |
Título : | Uma análise comparativa da utilização do Kanban em uma disciplia com prática remota |
Autor : | Rocha Filho, Francisco Hallison da Silva |
Tutor: | Chaves, José Osvaldo Mesquita |
Palabras clave : | Análise;Atividade;Kanban |
Fecha de publicación : | 2022 |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho apresenta uma uma análise comparativa da utilização de uma abordagem ágil em uma disciplina com prática remota. A abordagem citada trata-se do Kanban, uma abordagem ágil desenvolvida inicialmente pela TOYOTA, que possibilita a visualização do fluxo de trabalho. A abordagem proposta possui uma abordagem simples, que visa gerenciar os trabalhos realizados, com foco no aumento da produtividade e na otimização dos processos. A ideia inicial da pesquisa advém do pressuposto que, os problemas encontrados por alunos na realização de atividades como: otimização de tempo, trabalho em equipe, desempenho e absorção de conteúdo, surgem pela falta de uma abordagem que, quando aplicada reduza consideravelmente a incidência desses problemas. Uma metodologia ágil é entendida como uma metodologia que busca tornar os processos mais simples, interativos e dinâmicos, além de possuir um alto caráter adaptativo. A fim de evidenciar a ideia da pesquisa, foi realizado um experimento remoto com a aplicação da abordagem Kanban na realização de atividades em uma disciplina, onde ao fim do experimento foi elaborada uma análise comparativa para sintetizar os dados referentes aos possíveis benefícios gerados por sua implementação. |
Abstract: | This paper presents a comparative analysis of the use of an agile approach in a discipline with remote practice. The cited approach is Kanban, an agile approach initially developed by TOYOTA, which enables the visualization of the workflow. The proposed approach has a simple approach, which aims to manage the work done, with a focus on increasing productivity and optimizing processes. The initial idea of the research comes from the assumption that the problems encountered by students in performing activities such as: time optimization, teamwork, performance, and content absorption, arise from the lack of an approach that, when applied, considerably reduces the incidence of these problems. An agile methodology is understood as a methodology that seeks to make processes simpler, more interactive and dynamic, besides having a high adaptive character. In order to demonstrate the idea of the research, a remote experiment was conducted with the application of the Kanban approach in the realization of activities in a discipline, where at the end of the experiment a comparative analysis was prepared to synthesize the data concerning the possible benefits generated by its implementation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64495 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_fhsrochafilho.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.