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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64447
Tipo: | Tese |
Título: | “O ‘ABC’ da vida”: narrativas do processo de formação e individuação no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Núcleo Santa Fé do Cariri |
Autor(es): | Cunha, Francisco Roberto Brito |
Orientador: | Olinda, Ercília Maria Braga de |
Palavras-chave: | Narrativas;Processo de individuação;Formação humana;Centro Espírita Beneficente União do Vegetal;Núcleo Santa Fé do Cariri;Narratives;Individuation process;Human formation |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | CUNHA, Francisco Roberto Brito. “O ‘ABC’ da vida”: narrativas do processo de formação e individuação no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Núcleo Santa Fé do Cariri. Orientadora: Ercília Maria Braga de Olinda. 2022. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A presente tese tem como tema o processo de formação humana e de individuação no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Núcleo Santa Fé do Cariri. O objetivo geral foi: compreender o processo de formação no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, através de narrativas autobiográficas, buscando elucidar como acontece o processo educativo, numa perspectiva mais ampla da formação humana dentro dessa instituição religiosa. A pesquisa se justifica pela carência de investigações que façam uma articulação entre o presente objeto de estudo e o campo educativo. As análises teóricas e metodológicas foram ancoradas em: Bruner (1991, 2001, 2008, 2014), Delory-Momberger (2008), Josso (2010), Jung (2012a, 2012b) e Ricoeur (1994). A investigação foi qualitativa, combinando as seguintes abordagens: Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação e História Oral, de acordo com Meihy (2010), e o Discurso do Sujeito Coletivo, conforme F. Lefèvre e A. Lefèvre (2005). A História Oral permitiu reconstituir a história do Núcleo Santa Fé do Cariri a partir de uma entrevista temática centrada nas memórias dos sócios-fundadores sobre o processo de fundação e consolidação do Núcleo e a partir da utilização de fotografias históricas cedidas pelos próprios participantes, num procedimento intitulado de fotonarrativa (OLINDA, 2009). O Discurso do Sujeito Coletivo possibilitou uma melhor produção e organização das narrativas de 17 sujeitos acerca do processo de formação, pois estas foram agrupadas e somadas por “temas” (ideias centrais) semelhantes, possibilitando um enriquecimento na compreensão de cada tema desenvolvido. A partir das seguintes ideias centrais contidas nas narrativas: “Se conhecer” (Autoconhecimento); “Aprender a conviver” (Relação com o outro); “Escola de vida” (Praticar o que aprendeu); e “O reconhecimento do Poder Superior (Deus) e a consequente mudança de vida”, buscou-se fazer uma análise e correlação com as seguintes e respectivas funções psíquicas: “Pensamento”, “Sentimento”, “Sensação” e “Intuição”, presentes nos tipos psicológicos da Psicologia Analítica do Jung (2012b), à luz do “ Processo de individuação”, e também com as quatro instâncias do processo de formação, segundo Josso (2010), a saber: “Autoformação”, “Heteroformação”, “Saberes, Técnicas, Culturas, Artes, Tecnologias” e “Ecoformação”. Constatou-se que a forma inteligente com que essa “escola” cresce e se desenvolve, com constância pelo Brasil e pelo mundo, parece estar associada à sabedoria e sensibilidade de seu fundador, o Mestre Gabriel, que traz a possibilidade do desenvolvimento integrado de aspectos da nossa personalidade, os quais ficaram subdesenvolvidos neste modelo capitalista de sociedade. A busca natural de equilíbrio e compensação da psique, própria do “processo de individuação”, encontra solo fértil no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, cuja matéria-prima parece permitir a formação e florescimento de um psiquismo saudável. Derivando para o sistema educativo, pode-se afirmar que as escolas precisam entender e incorporar a importância do reconhecimento e do diálogo entre as diferenças em busca do desenvolvimento do estudante. Uma instituição que se proponha, de fato, a formar o ser humano não pode deixar de lado os aspectos psicológicos próprios do seu período sócio-histórico nem as potencialidades latentes a serem desenvolvidas no estudante. Assim, uma escola que se proponha a formar o ser humano não pode negligenciar as potencialidades latentes (sentimento e intuição) a serem desenvolvidas nem deixar de lado os aspectos psicológicos do seu próprio tempo (pensamento e sensação), e sim promover o desenvolvimento integral das funções psíquicas do estudante. |
Abstract: | This thesis has as its theme the process of human formation and individuation at the Beneficent Spiritist Center União do Vegetal - Santa Fé do Cariri Center. The general objective was to understand the formation process at the Beneficent Spiritist Center União do Vegetal, through autobiographical narratives, seeking to elucidate how the educational process happens, in a broader perspective of human formation within this religious institution. The lack of investigations that articulates the present study object with the educational field justifies this research. The theoretical and methodological analyses were based on Jung (2012a, 2012b), Josso (2010), Bruner (1991, 2001, 2008, 2014), Delory-Momberger (2008) and Ricoeur (1994). The research was qualitative, combining the following approaches: (Auto)Biographical Research in Education and Oral History, according to Meihy (2005, 2010), and the Discourse of the Collective Subject, according to F. Lefèvre and A. Lefèvre (2005). The Oral History made it possible to reconstruct the history of the Santa Fé do Cariri Nucleus from a thematic interview focused on the memories of the founding partners about the founding and consolidation process of the Nucleus and from the use of historical photographs provided by the participants themselves, in a procedure called photonarrative (OLINDA, 2009). The Discourse of the Collective Subject allowed a better production and organization of the narratives of 17 subjects about the formation process, since they were grouped and summed to similar "themes" (central ideas), allowing an enrichment in the understanding of each theme developed. From the following central ideas contained in the narratives: "Knowing yourself" (Self-knowledge); "Learning to live together" (Relationship with the other); "School of life" (Practicing what you learned); and "The recognition of the Higher Power (God) and the consequent change of life", one sought to make an analysis and a correlation with the following and respective psychic functions: "Thinking", "Feeling", "Sensation" and "Intuition", present in the psychological types of Jung's Analytical Psychology (2012b), in the light of the "individuation process", and also with the four instances of the formation process, according to Josso (2010), namely: "Self-training", "Hetero-training", "Knowledges, techniques, cultures, arts, technologies" and "Eco-training". It was noted that the intelligent way in which this "school" grows and develops, consistently throughout Brazil and the world, seems to be associated with the wisdom and sensibility of its founder, Master Gabriel (Mestre Gabriel), who brings the possibility of integrated development of aspects from our personality, which were underdeveloped in this capitalist model of society. The natural search for balance and compensation of the psyche, proper of the "individuation process", finds fertile soil in the Beneficent Spiritist Center União do Vegetal, whose raw material seems to allow the formation and flourishing of a healthy psyche. Moving to the educational system, one can state that schools need to understand and incorporate the importance of the recognition and the dialogue between differences in search of the student's development. An institution that intends, in fact, to form the human being cannot leave aside the psychological aspects of its own socio-historical period, nor the latent potentialities to be developed in the student. Thus, a school that proposes to form the human being cannot neglect the latent potentialities (feeling and intuition) to be developed, nor leave aside the psychological aspects of its own time (thought and sensation), but rather promote the integral development of student's psychic functions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64447 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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