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Tipo: Artigo de Evento
Título : Algoritmos e Modelos do LDC e do OLTC: Uma Análise Comparativa para Estudos de Fluxo de Carga
Autor : Moura, Adriano Aron Freitas de
Paula, João Frederico Souza de
Gonçalves, Adriano Araújo
Rocha, Ednardo Pereira da
Aguiar, Victor de Paula Brandão
Moura, Ailson Pereira de
Palabras clave : LDC;OLTC;Reguladores
Fecha de publicación : 2021
Editorial : https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/r4em/issue/archive
Citación : MOURA, Adriano Aron Freitas de; PAULA, João Frederico Souza de; GONÇALVES, Adriano Araújo; ROCHA, Ednardo Pereira da; AGUIAR, Victor de Paula Brandão; MOURA, Ailson Pereira de. Algoritmos e Modelos do LDC e do OLTC: uma análise comparativa para estudos de fluxo de carga. R4EM, v.3, n.2, p. 116-125, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O referido trabalho tem como objetivo verificar por meio de simulações com algoritmos base dos reguladores OLTC (on-load tap changer) e LDC (load tap changer) a equivalência em termos de simulação de ambos os reguladores. A simulação baseou-se em, por meio da modelagem matemática de ambos os métodos, criar scripts e simulá-los utilizando um problema genérico de fluxo de carga como sistema teste, comparando os valores dos tap’s obtidos por meio de cada método, podendo assim, verificar tal equivalência. A simulação do sistema teste foi realizada no software Matlab®. Realizadas as simulações, foi possível inferir a equivalência em termos de simulação dos algoritmos de ambos os reguladores para o sistema teste utilizado, uma vez que em todas as simulações realizadas, os tap’s do método OLTC apresentaram valores idênticos aos simulados por meio do método LDC. Simulações como está demonstram a viabilidade de estudos aprofundados em algoritmos de fluxo de carga. Todavia, faz-se necessário o aperfeiçoamento de simulações em sistemas testes de maior magnitude a fim a de verificar a equivalência em questão, bem como a implicância delas nos referidos sistemas.
Abstract: The purpose of this work is to verify the simulation equivalence of both regulators by means of simulations with OLTC (on-load tap changer) and LDC (load tap changer) controllers. The simulation was based, through the mathematical modeling of both methods, to create scripts and simulate them using a generic problem of load flow as a test system, comparing the values of the tap's obtained by means of each method, such equivalence. The simulation of the test system was performed in Matlab® software. After the simulations, it was possible to infer the equivalence in terms of simulation of the algorithms of both regulators for the test system used, since in all the simulations performed, the OLTC method tapes presented values identical to those simulated using the LDC method. Simulations as such demonstrate the feasibility of in-depth studies on load flow algorithms. However, it is necessary to improve simulations in larger test systems in order to verify the equivalence in question, as well as the implication of the same in said systems.
URI : DOI: https://doi.org/10.21708/issn27635325
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64431
ISSN : 2763-5325
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEEL - Artigos publicados em revista científica

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