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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64397
Type: | TCC |
Title: | Análise do Custo do Ciclo de Vida para otimização de estratégias de manutenção e reabilitação em pavimento aeroportuário |
Title in English: | Life Cycle Cost Analysis for optimization of maintenance and rehabilitation strategies on airport pavements |
Authors: | Carneiro, Rayssa de Sousa |
Advisor: | Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Keywords: | Análise do Custo de Ciclo de Vida;Pavimentos;Aeroportos;Manutenção e Reabilitação;Irregularidade longitudinal |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | CARNEIRO, Rayssa de Sousa. Análise do Custo do Ciclo de Vida para otimização de estratégias de manutenção e reabilitação em pavimento aeroportuário. 2021. 108 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Atividades de Manutenção e Reabilitação (M&R) são necessárias para manter ou prolongar o desempenho e, por consequência, a vida útil dos pavimentos. No caso de pavimentos aeroportuários, essas atividades estão relacionadas à segurança das operações de pouso e decolagem e ao aumento da demanda por transporte aéreo, sendo compreensível que exista preocupação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do operador do aeródromo com os recursos financeiros dispensados para manter o pavimento em condições adequadas de operação e trafegabilidade. Por esse ângulo, as Análises do Custo do Ciclo de Vida (ACCV) permitem a realização de uma avaliação econômica a médio e longo prazos que, associadas à análise do desempenho dos pavimentos em sua vida útil, amparam a tomada de decisão e auxiliam na garantia da segurança das operações aeroportuárias, bem como na gestão eficaz dos recursos disponíveis. No desenvolvimento deste trabalho foram analisados cinco diferentes cenários para realização de atividades de M&R da pista de pouso e decolagem (PPD) de um aeródromo militar brasileiro destinadas a corrigir sua irregularidade longitudinal, avaliada por meio do Índice Internacional de Irregularidade (IRI). A ACCV realizada apresentou potencial para comparar economicamente as alternativas propostas, além de evidenciar a indispensabilidade das atividades de M&R, visto que a aplicação de manutenções, sejam preventivas ou corretivas, reduziram os custos totais e ofereceram um melhor desempenho ao pavimento, considerando o período de análise. Dessa forma, para ambas as abordagens determinística e probabilística, verificou-se que a não realização das atividades de M&R ocasiona custos mais elevados para os operadores de aeródromos e que, como consequência da condição do IRI da PPD, a manutenção do pavimento é essencial para a garantia segurança das operações de pouso e decolagem. |
Abstract: | Maintenance and rehabilitation (M&R) activities are necessary to maintain or extend the performance and, consequently, the useful life of the pavements. In airport pavements, these activities are related to the safety in landing and take-off operations. Especially with the increased demand for air transport, it is understandable that there is concern on the part of the National Civil Aviation Agency of Brazil (ANAC) and aerodrome operator with the necessary financial resources to maintain the pavement in proper operating and traffic conditions. Therefore, Life Cycle Cost Analysis (LCCA) allow an economic evaluation in the medium and long term, which associated with the pavement performance throughout their useful life, support decision making and assist in guaranteeing security in airport operations, as well as the effective management of available resources. During the development of this work, five different scenarios for M&R activities on a brazilian military aerodrome runway aimed at correcting the excess of roughness, assessed through the International Roughness Index (IRI), were analyzed. The ACCV carried out had the potential to economically compare the proposed alternatives, in addition to highlighting the indispensability of M&R activities, since the application of maintenance, whether preventive or corrective, reduced the total costs and offered a better performance to the pavement, considering the period of analyses. Thus, for both deterministic and probabilistic approaches, it was found that the failure to carry out M&R activities causes higher costs for aerodrome operators. As a result of the runway roughness condition, the pavement maintenance is essential for the guaranteed safety of landing and take-off operations. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64397 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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