Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Feitosa, Raphael Alves | - |
dc.contributor.author | Abílio, Francisco José Pegado | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-03T14:11:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-03T14:11:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Raphael Alves; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado. Ciências & Cognição, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 155-170, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236 | - |
dc.description.abstract | The paper discusses the possibiliti es that the Historical-Criti cal Pedagogy (PHC) can bring environmental educati on, showing how important contributi on to this subject perspecti ve to emphasize the criti cal side of environmental educati on (EE), which considers it as the basic social, politi cal and cultural educati on, seeking a sustainable metabolic relati on between human beings and nature. How slogan generator, this paper presents a constructi ve plot as the mandala, dialecti cal synthesis of multi ple determinati ons, based on six aspects that arti culate the PHC and EE: Marxism; PHC, environmental educati on; social transformati on; Curriculum; Politi cal and Pedagogical. As a contributi on of PHC to criti cal EE, the text points: the epistemological framework, the historical and dialecti cal materialism as a philosophical framework, the politi cal level of the pedagogical acti on of environmental educators; didacti c framework covers the didacti c aspects of PHC. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ciências & Cognição | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education | en |
dc.subject | Historic-Critical Pedagogy | en |
dc.subject | Mandala | en |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.subject | Mandala | pt_BR |
dc.title | Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O texto analisa as possibilidades que a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) pode trazer para a educação ambiental, apresentando como contribuição relevante para o tema trabalhado a perspectiva de se enfatizar o lado crítico da educação ambiental (EA), considerando como basilar os aspectos sociais, políticos e culturais da educação, buscando uma relação metabólica sustentável entre ser humano e natureza. Como mote gerador, o artigo traz como enredo construtivo a mandala, síntese dialética de múltiplas determinações, baseada em seis aspectos que articulam a PHC e a EA: Marxismo; PHC; educação ambiental; transformação social; Didática; Político-Pedagógico. Como contribuição da PHC para a EA crítica, o texto aponta, em âmbito epistemológico, o materialismo histórico-dialético como arcabouço filosófco; em âmbito político, a ação pedagógica dos educadores ambientais; e em âmbito didático engloba os aspectos didáticos da PHC. | pt_BR |
dc.title.en | Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy: build the engagement teacher’s work mandala | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBIO - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_rafeitosa.pdf | 5,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.