Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Marily da Silva | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Raphael Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-03T12:05:13Z | - |
dc.date.available | 2022-03-03T12:05:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Marily da Silva; FEITOSA, Raphael Alves. Didática da biologia: reflexões acerca de confluências formativas. Revista de Educación en Biología, [s. l.], v. 22, n. 1, p 1-14, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64225 | - |
dc.description.abstract | This article is based on a bibliographic research with a focus on the writings on Didactics of Sciences and Biology, in a scientific interest to base some formative confluences in the area, corroborated by the need for greater attention to the specific field of Didactics of Biology. Reflections were made, seeking to point out some assumptions, such as: epistemology / history, didactic transposition / recontextualization and teacher training. It is concluded that much still has to be matured in the field of didactic treatment of the undergraduate curricula, overcoming conceptual, epistemological, historical misconceptions, as well teacher education. In this context, such studies have the possibility of overcoming the obstacles for the field and development of a solid body of knowledge in the area of Didactics of Biology. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Educación en Biología | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Didática da biologia | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Didactics of biology | pt_BR |
dc.subject | Epistemology | pt_BR |
dc.subject | Didactic transposition | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Didática da biologia: reflexões acerca de confluências formativas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo consubstancia uma pesquisa bibliográfica centrada nos escritos sobre Didática das Ciências e da Biologia, num interesse científico de fundamentar algumas confluências formativas na área, corroborado pela necessidade de maior atenção para o campo específico da Didática da Biologia. Trilhou-se reflexões, buscando apontar alguns pressupostos, como: epistemologia/história, transposição didática/recontextualização e formação docente. Conclui-se que muito ainda tem a ser amadurecido no âmbito do tratamento didático, dos currículos das licenciaturas, na superação de equívocos conceituais, epistemológicos e históricos, além da formação docente. Mediante o exposto, tais estudos têm a possibilidade de converter os obstáculos para o alcance e desenvolvimento de um corpo de conhecimentos sólidos na área da Didática da Biologia | pt_BR |
dc.title.en | Didactics of biology: reflections on formative confluences | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBIO - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_msbrito.pdf | 187,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.