Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64145
Type: Artigo de Periódico
Title: “Relembrando os tempos de escola”: a homofobia na perspectiva de estudantes universitários
Title in English: “Remembering school days”: homophobia from the perspective of university students
Authors: Albuquerque, Paloma Pegolo de
Souza, Daniel Alberto Assis
Keywords: Homofobia;Bullying;Escola;Equipe escolar;Gênero;Homophobia
Issue Date: 2022
Citation: ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de; SOUZA, Daniel Alberto Assis. “Relembrando os tempos de escola”: a homofobia na perspectiva de estudantes universitários. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 17-29, jan./jun. 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Considerando a frequente ocorrência da homofobia no contexto escolar, os objetivos do estudo foram investigar retrospectivamente as experiências de homofobia na escola em jovens universitários, bem como analisar a percepção dos jovens sobre a ação da equipe escolar diante da homofobia. Para tanto, 104 estudantes universitários responderam a uma versão traduzida e adaptada do questionário National School Climate Survey - Gay, Lesbian, Straight, Education Network. Os participantes relataram ter vivenciado ou presenciado experiências de violência homofóbica, como comentários homofóbicos (93,1%); propagação de rumores e mentiras (61,5%); exclusão (85,7%); agressão física (48,1%); assédio sexual (61,5%); e cyberbullying (50%). Entre os 25 participantes que se identificaram como gay, lésbica, bissexual, transgênero ou em dúvida, 80% apontaram incômodo quando sua orientação sexual ou identidade de gênero foi revelada para pessoas da sua escola. Foram também relatadas situações que indicam homofobia por parte da equipe escolar: 58,6% afirmaram que ouviam comentários homofóbicos feitos por professores ou funcionários da escola e 30,8% relataram que a equipe escolar nunca tomava alguma atitude quando estava presente durante os comentários homofóbicos. Conclui-se que há necessidade de ações de prevenção e intervenção em situações de homofobia na escola, bem como preparo da equipe escolar para lidar com o tema.
Abstract: Considering the frequent occurrence of homophobia in the school context, the objectives of the study were to retrospectively investigate the experiences of homophobia at school among university students, as well as analyzing the perception of young people about the action of the school staff in the face of homophobia. Therefore, 104 university students responded to a translated and adapted version of the questionnaire National School Climate Survey - Gay, Lesbian, Straight, Education Network. Participants reported having experienced or witnessed experiences of homophobic violence, like homophobic comments (93.1%); spreading rumors and lies (61.5%); exclusion (85.7%); physical aggression (48.1%);sexual harassment (61.5%); e cyberbullying (50%). Among the 25 participants who identified themselves as gay, lesbian, bisexual, transgender or questioning, 80% pointed that was uncomfortable when their sexual orientation or gender identity was revealed to people in their school. Situations that indicate homophobia on the part of the school staff were also reported: 58.6% pointed that they heard homophobic comments made by teachers or school staff and 30.8% reported that the school staff never took any action when they were present during homophobic comments. The conclusion is that there is a need for prevention and intervention actions in situations of homophobia at school, as well as preparation of the school staff to deal with the issue.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64145
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_art_ppalbuquerquedaasouza.pdf298,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.