Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64117
Type: TCC
Title: A dança como ferramenta para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com síndrome de Down: uma revisão integrativa
Title in English: Dance as a tool for the motor development of children and adolescents with Down syndrome: an integrative review
Authors: Nascimento, Isaac Dantas
Oliveira, Lais Monteiro de
Advisor: Gama, Marcela de Castro Ferracioli
Keywords: Síndrome de Down;Desenvolvimento motor;Dança
Issue Date: 2022
Citation: NASCIMENTO, Isaac Dantas; OLIVEIRA, Lais Monteiro de. A dança como ferramenta para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com síndrome de Down: uma revisão integrativa. 2022. 33 f. Monografia (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Síndrome de Down (SD) é uma alteração cromossômica presente em 1/800 nascidos vivos. Essa síndrome influencia vários aspectos da vida desses indivíduos, incluindo o desenvolvimento motor, o que afeta diretamente na postura, equilíbrio, cognição e movimento. A dança pode ser considerada uma forte aliada para melhorar os aspectos cognitivo, físico, motor e social. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a dança como elemento de mediação do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, para que através da análise de dados e resultados, mais profissionais da área da educação física possam compreender e utilizar a dança como uma ferramenta no aprimoramento do desenvolvimento motor desse público. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que foram realizadas buscas em artigos, dissertações e teses para responder à questão norteadora do estudo: qual a influência da prática da dança ao desenvolvimento motor de crianças com SD? Foram realizadas buscas nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, LILACS, PubMed e Periódicos CAPES. Na busca eletrônica, foram usadas as palavras chaves "síndrome de down”, “dança”, “balé” e “desenvolvimento motor”, utilizando o operador booleano “and” entre as palavras chaves para melhor refinamento da busca, bem como seus equivalentes em inglês “down's syndrome”, “dance”, “jazz”, “ballet” e “motor development”. Não foi delimitado um período de publicação dos artigos durante a busca. Foram selecionados 10 estudos no qual 9 apresentaram resultados positivos quanto a melhora da coordenação motora, principalmente na coordenação motora grossa e no equilíbrio das crianças e adolescentes praticantes de dança. Os achados desta pesquisa nos evidenciam que há relevância na prática de dança para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com SD
Abstract: Down Syndrome (DS) is a chromosomal alteration present in 1/800 live births. This syndrome influences several aspects of these individuals' lives, including motor development, which directly affects posture, balance, cognition and movement. Dance can be considered a strong ally to improve cognitive, physical, motor and social aspects. Thus, the present study aims to investigate dance as an element of mediation of the motor development of children and adolescents with Down Syndrome, so that through the analysis of data and results, more professionals in the field of physical education can understand and use dance. as a tool to improve the motor development of this audience. This is an integrative literature review, in which articles, dissertations and theses were searched to answer the guiding question of the study: what is the influence of dance practice on the motor development of children with DS? Searches were carried out in the Google Scholar, Scielo, LILACS, PubMed and CAPES Periodicals databases. In the electronic search, the keywords "down syndrome", "dance", "ballet" and "motor development" were used, using the Boolean operator "and" between the keywords for better refinement of the search, as well as their equivalents in English “down's syndrome”, “dance”, “jazz”, “ballet” and “motor development.” A period of publication of the articles was not defined during the search. 10 studies were selected, in which 9 presented positive results regarding the improvement of the motor coordination, especially in gross motor coordination and balance of children and adolescents who practice dance.The findings of this research show us that there is relevance in the practice of dance for the motor development of children and adolescents with DS
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64117
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_idnascimento.pdf406,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.