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Type: Dissertação
Title: A construção simbólica na nação nos livros escolares no Moçambique Pós-Colonial (1975-1990)
Title in English: The simbolic nation construction on school-books at post-colonial Mozambique (1975-1990)
Authors: Mindoso, André Victorino
Advisor: Leão, Andréa Borges
Keywords: Mozambique;Moçambique - Condições políticas - Livros didáticos - 1975-1990;Moçambique - Condições sociais - Livros didáticos - 1975-1990;Moçambique - Política e governo - 1975-1990
Issue Date: 2012
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: MINDOSO, André Victorino. A construção simbólica na nação nos livros escolares no Moçambique Pós-Colonial (1975-1990). 2012. 138f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente Dissertação se propõe a analisar o processo de construção da nação moçambicana no período pós-colonial (1975-1990) tendo como material empírico os livros escolares produzidos e difundidos nesse período Trata-se concretamente de uma análise de conteúdo dos livros de leitura dos primeiros anos de escolaridade do ensino primário de gestão pública nomeadamente os da 2ª 3ª 4ª 5ª e 6ª classes Afastando-se das concepções essencialistas o estudo encara o conceito de nação como sendo uma comunidade política e simbolicamente imaginada de pessoas que independentemente de suas características empíricas estabelecem laços de solidariedade entre si suportados por um passado rico de experiências o que lhes torna um grupo peculiar, mas que acima de tudo tem vontade - cultivada por uma elite - de continuar vivendo conjuntamente num espaço geograficamente delimitado e que se pretende soberano. Nesta senda os seus resultados sugerem que no Moçambique pós-colonial verificou-se um processo simbólico de construção da nação que procurava a todo o custo distanciar-se do imaginário social que dominou o período colonial e as vivências do meio tradicional Tal foi feito pela elite dirigente encabeçada pelo ex-movimento militar de descolonização, a FRELIMO que fazendo uso do monopólio que detinha sobre o processo de produção e difusão dos conteúdos educativos, como os livros escolares teve a possibilidade de usá-los como difusores de suas visões de mundo A partir deles a FRELIMO procurou legitimar-se como “digno” guia do povo através da estratégia de universalização de suas experiências e auto-imagens para toda a população como se ela e o povo em geral fossem a mesma “unidade” Nessa estratégia discursiva, as vivências da luta de descolonização foram capitalizadas como sendo o ponto de referência “mítico” onde são destacados atitudes e comportamentos considerados “ideais” a partir dos quais a nova geração de moçambicanos se devia inspirar Ao mesmo tempo a FRELIMO chamou para si a prerrogativa de definir simbolicamente àquilo que em sua visão devia caracterizar os moçambicanos nomeadamente que cultivassem o habitus trabalhador o sentimento guerreiro a exaltação da vida em coletividade bem como uma grande predisposição para a disciplina e obediência.
Abstract: This dissertation aims at analyzing the Mozambican Nation’s construction process during the post-colonial period (1975-1990) by investigating as its empirical source school books produced and divulged at the time It is therefore in a very direct way an analysis of school books used in the first grades of public primary schools namely 2nd 3rd 4th 5th and 6th grades Keeping a distance from essentialist conceptions the investigation tackles the concept of nation as a symbolically-devised political community involving people that independently from empirical characteristics establish solidarity-based ties among themselves supported by a past rich of experiences which will weld them as a unique group that will step beyond anything to express its will – cultivated by an elite – of going on living together in a geographically-established supposedly-free space Following this trail the upshot suggests that during pre-colonial time the Mozambican state reveals a symbolic process of erection of a nation that was trying with all its strength to keep itself apart from a fanciful socially-inclined body of ideas that dominated colonial life in its traditional ways That road was taken by the dominating elite headed by the former military decolonization movement the FRELIMO which by using the monopoly that it held over the process of production and divulging of educational contents such as school books had the opportunity to use them as disseminating agents of its ideas and apprehension of the world With the books FRELIMO tried to legitimate itself as a “dignified” leader of the people by means of a strategy bound on a universal approach to its experiences and auto-images directed to all as if FRELIMO and the people was the same “unit” Following that discursive trail daily actions of decolonization struggles were seen as “mythical” reference instances that by attitudes and behavior should be considered an “ideal pattern” that should inspire the new generation of Mozambicans At the same time FRELIMO claimed to itself the privilege of symbolically defining what in its interpretation should characterize the Mozambicans namely that they cultivated the worker’s habitus the warrior’s disposition exaltation of collective life and a great disposition for discipline and obedience.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6407
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

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