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Tipo: Tese
Título : Conversor CA-CC monofásico de estágio integrado, bidirecional, isolado e baseado em conversores intercalados T-type de 3 níveis
Autor : Lima, Welton da Silva
Tutor: Barreto, Luiz Henrique Silva Colado
Palabras clave : Conversor de único estágio;Conversor multinível;Controle phase-shift;Indutor acoplado;Isolação em alta frequência
Fecha de publicación : 2021
Citación : LIMA, Welton da Silva. Conversor CA-CC monofásico de estagio integrado, bidirecional, isolado e baseado em conversores intercalados T-type de 3 níveis. 2021. 101p. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceara, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Esta tese apresenta um conversor monofásico bidirecional CA-CC baseado na topologia Dual-Active-Bridge (DAB). O lado primário é baseado na célula de comutação de múltiplos estados (MSSC) com uma célula do tipo T (TNPC), que é composta por duas pernas intercaladas de três níveis e indutor acoplado, enquanto o lado secundário é uma célula monofásica de ponte completa (FB). São apresentados os resultados da simulação para avaliar a topologia proposta que pode ser empregada como carregador de bateria on-board para veículos elétricos (EV) que se enquadra nos níveis 1 e 2 dos Padrãos SAE e IEC. Os princípios básicos de operação do conversor e resultados experimentais de um protótipo de 850 W são apresentados a fim de validar a análise teórica. Além disso, é apresentada a análise comparativa com um conversor CA-CC isolado com ponto neutro grampeado (NPC) no lado primário. A estratégia de controle é implementada no TMS320F28379D DSP. A topologia proposta atinge uma eficiência máxima de 91,40% na potência de saída de 300 W e 89,40% na potência nominal. A partir dos resultados experimentais, pode-se afirmar que o conversor baseado na topologia tipo T é mais eficiente do que a estrutura baseada no NPC.
Abstract: This thesis presents an integrated single-phase bidirectional ac-dc converter based on a dual-active-bridge (DAB) topology. The primary side is based on a multi-state switching cell (MSSC) with a T-type (TNPC) cell, which is composed of two three-level interleaved legs and coupled inductor, while the secondary side is a single-phase full-bridge (FB). Simulation results are presented to evaluate the proposed topology that can be used as a on-board battery charger for electric vehicles (EV) that fits into levels 1 and 2 of the SAE and IEC Standards. The basic converter operating principles and experimental results of a 850 W prototype are presented in order to validate the theoretical analysis. Moreover, a comparative analysis between an isolated ac-dc converter with a neutral point clamped (NPC) converter on the primary side is presented. The control strategy is implemented on the TMS320F28379D DSP. The proposed topology achieves a maximum efficiency of 91.40% at 300 W output power, and 89.40% at rated power. From the experimental results, it can be stated that the converter based on the T-type topology is more efficient than the structure based on the NPC.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64062
Aparece en las colecciones: DEEL - Teses defendidas na UFC

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