Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64008
Type: Artigo de Periódico
Title: A informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação
Title in English: Health information in librarian training in Brazil: an analysis of pedagogical projects in undergraduate courses
Authors: Silveira, Filipe Xerxeneski da
Luft, Gabriela Fernanda Cé
Estabel, Lizandra Brasil
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Keywords: Informação em Saúde;Biblioteconomia;Formação Profissional
Issue Date: Feb-2022
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: SILVEIRA, Filipe Xerxeneski da et al. A informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, v. 7, n. esp. 3, p. 05-23, fev. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/78132/218207. Acesso em: 17 fev. 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Introdução: Este artigo busca examinar a inserção de disciplinas que abordam a temática informação em saúde, por meio de uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Método: Trata - se de uma pesquisa qualitativa, cuja produ ção dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Foram examinadas, minuciosamente, as disciplinas e seus ementários, no intuito de verificar a abordagem de temáticas inerentes à informação em saúde na formação do profissional d a informação em território nacional. O referencial teórico apresenta bibliografias que abordam aspectos da formação do bibliotecário no Brasil, informação em saúde, práticas educativas em saúde e competências do profissional da informação em saúde. Resulta dos: Os resultados da investigação demonstram diferenças significativas na inserção de disciplinas que versam sobre as temáticas da informação em saúde nas diferentes regiões do país. Conclusão: Os dados apontam para a necessidade de se repensar a educação bibliotecária na contemporaneidade, em virtude das transformações decorrentes dos processos de prevenção e promoção da saúde da população.
Abstract: Introduction: This article examines the insertion of disciplines that address the topic of health information, through an analysis of the pedagogical projects of undergraduate courses in Library Science in Brazil. Method: It is a qualitative research, whose production of data took place through content analysis, based on Bardin. The disciplines and their commentaries were thoroughly examined in order to verify the approach to themes inherent to health in the training of information professionals in the national territory. The theoretical framework presents bibliographies that address aspects of the training of the Librarian in Brazil, health information, health educational practices and the skills of the health information professional. Results: The results of the investigation demonstrate significant differences in the insertion of disciplines that deal with the themes of health information in different regions of the country. Conclusion: The data point to the need to rethink library education in contemporary times, due to the changes resulting from the prevention and health promotion processes of the population.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64008
ISSN: 2525-9563
Appears in Collections:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_art_fxsilveira.pdf225,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.