Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63817
Tipo: | Dissertação |
Título : | Construção e validação do jogo interativo "sertão bom" sobre uso abusivo e problemático de drogas e o risco de suicídio |
Título en inglés: | Construction and validation of the interactive game “sertao bom” about abusive and problematic use of drugs and the risk of suicide |
Autor : | Viana, Lorenna Saraiva |
Tutor: | Oliveira, Eliany Nazaré |
Palabras clave : | Promoção da Saúde;Saúde Mental;Tecnologia da Informação;Drogas |
Fecha de publicación : | 28-jul-2021 |
Citación : | VIANA,L.S. Construção e validação do jogo interativo “sertão bom” sobre uso abusivo e problemático de drogas e o risco de suicídio. 2021. 132 f. Dissertação.( Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral,2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O consumo abusivo e problemático de drogas pode influenciar de forma decisiva no processo de saúde-doença mental dos usuários e de suas famílias. Diante desse contexto, inserem-se também os aspectos relacionados ao suicídio que, por sua vez, se caracteriza como o ato intencional de um indivíduo para extinguir sua própria vida. Observa-se também o surgimento do uso das tecnologias enquanto ferramenta potencial para se trabalhar os diversos aspectos no âmbito da saúde, por meio de métodos lúdicos e reflexivos. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo construir e validar um jogo interativo para dispositivos móveis, como tecnologia educativa para prevenção ao uso de drogas e suicídio. Trata-se de um estudo de desenvolvimento tecnológico, desenvolvido em duas etapas: construção e validação, no período de setembro de 2019 a março de 2021. Na etapa de construção contou-se com a participação de estudantes universitários, do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), do curso de Ciências da Computação da UVA e do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e de 02 docentes, sendo um do curso de Engenharia da Computação da UFC e outra do curso de Enfermagem da UVA. Na etapa de validação, participaram 15 especialistas em saúde mental e 3 (três) especialistas em computação/informática. Utilizou-se de oficinas e reuniões sistemáticas mediadas pela metodologia do Designer Instrucional Contextualizado para construção do jogo SerTão Bom. Para a segunda etapa, utilizou-se do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para validação do conteúdo e aparência junto aos especialistas em saúde mental e em informática, com organização dos dados em planilhas no Excel. Definiu-se o nome do jogo correspondente a “SerTão Bom”. Trata-se, portanto, de um jogo estilo quiz, com total de 196 perguntas, disponível off-line para sistema Android, desenvolvido por meio do programa Unity em formato 2D. Ao iniciar o jogo, há uma roleta, a qual aborda três categorias principais: Drogas, Suicídio e Redução de Danos, que possuem perguntas relacionadas a cada uma delas e que aumentam de complexidade à medida que o jogador avança no jogo. Em relação à validação do conteúdo, obteve-se um IVC geral de 0,78 no âmbito das características gerais; na organização IVC de 0,87 e estilo da escrita com IVC de 0,90. No que concerne aos aspectos técnicos, o jogo foi validado com IVC de 0,86 no item usabilidade; 0,88 no quesito eficiência e funcionalidade com IVC de 1,00. Diante da construção e validação do jogo interativo SerTão Bom, pode-se apreender acerca da importância do desenvolvimento de apps móveis no âmbito da educação em saúde na perspectiva de que visa promover autonomia e corresponsabilização dos usuários no que se refere ao seu processo de promoção e cuidado em saúde. |
Abstract: | Abusive and problematic drug use can decisively influence the mental health-illness process of users and their families. In this context, aspects related to suicide are also included, which, in turn, is characterized as the intentional act of an individual to extinguish his own life. It is also observed the emergence of the use of technologies as a potential tool to work on the various aspects of health, through playful and reflective methods. From this perspective, this study aimed to build and validate an interactive game for mobile devices, as an educational technology for the prevention of drug use and suicide. This is a study of technological development, developed in two stages: construction and validation, from September 2019 to March 2021. In the construction stage, university students from the Computer Engineering course took part. from the Federal University of Ceará (UFC), from the Computer Science course at UVA and from the Nursing course at the State University of Vale do Acaraú (UVA) and 02 professors, one from the Computer Engineering course at UFC and the other from the course of Nursing at UVA. In the validation stage, 15 mental health specialists and 3 (three) computer/informatics specialists participated. Workshops and systematic meetings mediated by the Contextualized Instructional Designer methodology were used to build the SerTão Bom game. For the second stage, the Content Validation Index (CVI) was used to validate the content and appearance with health experts mental and information technology, with data organization in Excel spreadsheets. The name of the game corresponding to “SerTão Bom” was defined. It is, therefore, a quiz-style game, with a total of 196 questions, available offline for the Android system, developed through the Unity program in 2D format. When starting the game, there is a roulette wheel, which addresses three main categories: Drugs, Suicide and Damage Reduction, which have questions related to each of them and which increase in complexity as the player progresses through the game. Regarding content validation, an overall CVI of 0.78 was obtained under the general characteristics; in organization IVC of 0.87 and writing style with IVC of 0.90. With regard to technical aspects, the game was validated with a CVI of 0.86 in the usability item; 0.88 for efficiency and functionality with an IVC of 1.00. In view of the construction and validation of the SerTão Bom interactive game, one can learn about the importance of developing mobile apps in the context of health education from the perspective that it aims to promote autonomy and co-responsibility of users with regard to its promotion process and health care. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63817 |
Aparece en las colecciones: | PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_lsviana.pdf | VIANA,L.S. Construção e validação do jogo interativo “sertão bom” sobre uso abusivo e problemático de drogas e o risco de suicídio. 2021. 132 f. Dissertação.( Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021. | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.