Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63805
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Reconstrução histórica do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG - Campus Ouro Preto: valorização histórica do curso e do protagonismo de docentes e egressos por meio de memórias |
Título(s) alternativo(s): | Reconstrucción histórica del Curso Técnico en Metalurgia del IFMG - Campus Ouro Preto: valorizaciónhistórica del curso y del protagonismo de los docentes y egresos por medio de memorias |
Título em inglês: | Historical reconstruction of the Technical Course in Metallurgy of the IFMG - Campus Ouro Preto: appreciation of the historical the course and the protagonism of teachers and graduates through memories |
Autor(es): | Vicente, Carla Cristina Oliveira, Ana Paula Lelis Rodrigues de |
Palavras-chave: | Educação profissional;Memória;Motivação;Protagonismo;Professional education;Motivación |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | VICENTE, Carla Cristina; OLIVEIRA, Ana Paula Lelis Rodrigues de. Reconstrução histórica do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG - Campus Ouro Preto: valorização histórica do curso e do protagonismo de docentes e egressos por meio de memórias. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 582-603, jul./dez. 2020. |
Resumo: | Objetiva-se com este trabalho apresentar o resgate histórico do Curso Técnico em Metalurgia do IFMG – Campus Ouro Preto, por meio das lembranças de egressos e docentes, de modo a fomentar a importância do curso e o protagonismo dos sujeitos que contribuíram para a sua construção. Tomar a vivência do outro como instrumento motivacional contribui para o fortalecimento do protagonismo dos seus agentes; a ressignificação de conquistas e limites; e o reafirmar da identidade e pertencimento grupal dos sujeitos. Para a construção da pesquisa foram utilizadas entrevistas semi estruturadas com professores que ministraram no curso na sua forma integrada ao ensino médio e egressos de diferentes épocas que relataram, aliado a imagens do acervo pessoal, lembranças positivas vivenciadas no curso. Observou-se que as experiências vividas foram significativas para os participantes contribuindo para a formação de uma memória grupal que, aliada aos desejos individuais, colaboram para contínua construção do curso, além de destacada importância na vida dos sujeitos participantes da pesquisa. |
Abstract: | It aims of this work is to carry out the historical survey of the Technical Course in Metallurgy of the IFMG Campus Ouro Preto through Memories of graduates and teachers in order to promote the importance of the course and the protagonism of the subjects who contributed to the construction of that. Taking the experience of other as a motivational instrument contributes to the strengthening the role of its agents, the redefinition of achievements and limits, and reaffirming the subjects’ group identify and belonging. For the construction of the research semi-structured interviews were used with teachers who taught the course in its integrated form to high school and graduates from different time who reported together with images from the personal collection positive memories experienced in the course. It was observed that the experiences lived were significant for the participants, contributing to the formation of a group memory that combined with individual desires, collaborate for the continuous construction of the course in addition to the outstanding importance in the lives of the subjects participating in the research. |
Resumen: | Se objetiva en este trabajo realizar el rescate histórico del Curso Técnico en Metalurgia del IFMG - Campus Ouro Preto, por medio de memorias de los egresados y de los docentes, de modo a fomentar la importancia del curso y el protagonismo de los sujetos que han contribuido para la construcción de aquel. Tomar la vivencia del otro como instrumento motivacional contribuye con el fortalecimiento del protagonismo de sus agentes, la resignificación de las conquistas y limites, y el reafirmar da identidad y el sentido de pertenencia al grupo. Para la construcción de la investigación fueran utilizadas entrevistas semi-estructuradas a los profesores que han ministrado en el curso en su forma integrada con la educación secundaria y con egresos del curso que han sido matriculados en diferentes períodos lectivos. Las entrevistas en la investigación han envuelto relatos conducidos por imágenes del acervo personal, memorias positivas vivenciadas en el curso. Se observó que las experiencias vividas fueran significativas para los participantes contribuyendo para la formación de una memoria colectiva, que asociada a los deseos individuales, han colaborado para el continuo desarrollo del curso, además de destacada importancia en la vida de los sujetos participantes de la investigación. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63805 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_ccvicenteaplroliveira.pdf | 393,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.