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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63801
Type: | Tese |
Title: | Desenvolvimento de um software para o gerenciamento do sistema de transporte de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) |
Title in English: | Development of a software for the management of the sugarcane transport system (Saccharum spp.) |
Authors: | Santos, Neisvaldo Barbosa dos |
Advisor: | Monteiro, Leonardo de Almeida |
Co-advisor: | Chioderoli, Carlos Alessandro |
Keywords: | Mecanização agrícola;Logística;Planejamento e gerenciamento;Modelo computacional;Simulação;Treminhão;Rodotrem;Recapagens de pneus;Agricultural mechanization;Logistics;Planning and management;Computational model;Simulation;Truck and trailer;Mechanical horse and semi-trailer;Tire retreads |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SANTOS, Neisvaldo Barbosa dos. Desenvolvimento de um software para o gerenciamento do sistema de transporte de cana-de-açúcar (Saccharum spp.). 2021. 84 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar destinada às usinas produtoras de açúcar, álcool e co-geração de energia elétrica. O transporte de cana das usinas é realizado por caminhões com reboques e cavalos mecânicos com semireboques. O sistema modal rodoviário do transporte de cana faz uso desses equipamentos, a fim de atender a demanda contínua da matéria-prima colhida, visando alcançar um mínimo custo. O objetivo deste trabalho é de analisar as variáveis do desempenho operacional e econômico de diferentes equipamentos do transporte de cana-de-açúcar. Devido a dificuldade em atender o objetivo nas condições a campo, optou-se em desenvolver um modelo computacional denominado “TransporteCana”, em planilha eletrônica. O modelo foi verificado quanto a possíveis erros de rotina, validado, utilizado na análise das variáveis e na geração de resultados. Os resultados evidenciaram que aumento do raio médio da distância impacta negativamente no desempenho operacional e econômico dos conjuntos. A carga das carrocerias, raio médio da distância e preço do combustível são as variáveis que mais impactam no custo dos equipamentos do sistema de transporte. O conjunto caminhão bitruck e reboque tem maior custo operacional de produção e maior impacto no custo do sistema de transporte da usina. |
Abstract: | Brazil is the world's largest producer of sugarcane destined for sugar, alcohol and cogeneration plants. Sugar cane transportation from the plants is carried out by trucks with trailers and mechanical horses with semi-trailers. The modal road system for the transportation of cane makes use of this equipment, in order to meet the continuous demand for the raw material harvested, correct at a minimum cost. The objective of this work is to analyze the variables of the operational and economic performance of different sugarcane transport equipment. Finding a difficulty in meeting the objective in the field conditions, it was decided to develop a computational model called “TransporteCana”, in an electronic spreadsheet. The model was checked for possible routine errors, validated, used in the analysis of variables and in the generation of results. The results showed that an increase in the average distance radius negatively impacts the operational and economic performance of the groups. The bodywork load, average distance radius and fuel price are the variables that most impact the cost of transport system equipment. The set of bitruck trucks and trailers has a higher operational cost of production and a greater impact on the cost of the plant's transportation system. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63801 |
Appears in Collections: | PPGENA - Teses defendidas na UFC |
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