Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63726
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Novas fronteiras telejornalísticas: o uso das imagens de câmeras de vigilância na produção noticiosa |
Autor(es): | Torres Neto, Antonio Pinheiro |
Palavras-chave: | Segurança - Imagética;Telejornalismo;Noticias - Produção |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Encontro de Divulgação Ciência e Cultura - EDICC |
Citação: | TORRES NETO, Antonio Pinheiro. Novas fronteiras telejornalísticas: o uso das imagens de câmeras de vigilância na produção noticiosa. Revista do EDICC, Campinas, v. 7., out. 2021. Trabalho apresentado no Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, 7., 2020, Campinas. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/6542. Acesso em: 31 jan. 2022. |
Resumo: | Cenas capturadas por câmeras de vigilância são cada vez mais presentes no processo de produção de notícias nos telejornais brasileiros. Partindo desse pressuposto, buscamos apontar, a partir de revisão bibliográfica, os principais aspectos que constituem a relação entre a produção telejornalística contemporânea e o uso de imagens de equipamentos de videovigilância na narrativa noticiosa, tendo como base as discussões existentes em nossa pesquisa de doutorado que se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Dessa maneira, apresentamos no texto a seguir aspectos conceituais e teóricos, tanto do campo do Jornalismo, quanto referentes à temática da vigilância, que podem nos auxiliar a compreender os motivos para que haja a apropriação de imagens de videovigilância por parte dos veículos telejornalísticos. Como forma de avançarmos na discussão, propomos a hipótese de que o uso do conteúdo proveniente das câmeras de vigilância ganha força no telejornalismo, em tese, ao se vincular a uma pretensão jornalística que se pauta em transpor para a tela da TV a realidade “tal como ela é”, reforçando mitos como o da imparcialidade jornalística. |
Abstract: | Scenes captured by surveillance cameras are increasingly present in the news production process on Brazilian TV newscasts. Based on this assumption, we seek to point out, from a bibliographic review, the main aspects that constitute the relationship between contemporary television news production and the use of video surveillance equipment images in the news narrative, based on discussions in doctoral research that is under development in the Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Thus, we present in the text below conceptual and theoretical aspects, both in the field of Journalism, and regarding the theme of surveillance, which can help us to understand the reasons for the appropriation of these images by the media. As a way of advancing the discussion, we propose that the use of content from surveillance cameras gains strength in telejournalism, in theory, by linking to a journalistic claim that is guided by transposing reality to the TV screen “as it is”, reinforcing myths such as that journalistic impartiality. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63726 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_eve_aptorresneto.pdf | 346,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.