Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6334
Type: | Dissertação |
Title: | O ensino de sociologia: uma experiência na sala de aula |
Authors: | Cunha, Patrícia Pereira |
Advisor: | Araújo, Maria Neyára de Oliveira |
Keywords: | Professores de ciências sociais - Fortaleza (CE) - Atitudes;Prática de Ensino;Ciências sociais - Estudo e ensino - Fortaleza (CE);Instituto de Educação do Ceará |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | CUNHA, Patrícia Pereira. O ensino de sociologia: uma experiência na sala de aula. 2009. 140f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2009. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O retorno da disciplina de sociologia à sala de aula do Ensino Médio trouxe desafios para as Ciências Sociais. Entre os principais desafios, destacam-se as formas de interação social do professor com os alunos. O trabalho de pesquisa apresenta uma reflexão sobre o trabalho do sociólogo em sua prática docente no momento em que interage com o conteúdo disciplinar e com sua própria metodologia durante a relação social: educador e educando. Ou seja, busca compartilhar as experiências docentes de uma professora de sociologia da rede pública de ensino no momento da docência, na troca de saberes com os jovens discentes. A metodologia utilizada para compreender o processo de interações sociais em torno do trabalho docente foi a observação participante. Foram acompanhadas as aulas da professora de sociologia em quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio, durante um ano, na escola estadual Justiniano de Serpa. O trabalho de campo propiciou uma observação detalhada das turmas que exigiam da mestra uma conduta diversificada, tomada de decisões e posturas variadas em relação a cada turma. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6334 |
Appears in Collections: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009-dis-ppcunha.pdf | 894,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.