Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6334
Type: Dissertação
Title: O ensino de sociologia: uma experiência na sala de aula
Authors: Cunha, Patrícia Pereira
Advisor: Araújo, Maria Neyára de Oliveira
Keywords: Professores de ciências sociais - Fortaleza (CE) - Atitudes;Prática de Ensino;Ciências sociais - Estudo e ensino - Fortaleza (CE);Instituto de Educação do Ceará
Issue Date: 2009
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: CUNHA, Patrícia Pereira. O ensino de sociologia: uma experiência na sala de aula. 2009. 140f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2009.
Abstract in Brazilian Portuguese: O retorno da disciplina de sociologia à sala de aula do Ensino Médio trouxe desafios para as Ciências Sociais. Entre os principais desafios, destacam-se as formas de interação social do professor com os alunos. O trabalho de pesquisa apresenta uma reflexão sobre o trabalho do sociólogo em sua prática docente no momento em que interage com o conteúdo disciplinar e com sua própria metodologia durante a relação social: educador e educando. Ou seja, busca compartilhar as experiências docentes de uma professora de sociologia da rede pública de ensino no momento da docência, na troca de saberes com os jovens discentes. A metodologia utilizada para compreender o processo de interações sociais em torno do trabalho docente foi a observação participante. Foram acompanhadas as aulas da professora de sociologia em quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio, durante um ano, na escola estadual Justiniano de Serpa. O trabalho de campo propiciou uma observação detalhada das turmas que exigiam da mestra uma conduta diversificada, tomada de decisões e posturas variadas em relação a cada turma.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6334
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009-dis-ppcunha.pdf894,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.