Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63344
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Ensino de biologia nas políticas e políticas no ensino de biologia: o que ensinamos e aprendemos nos cursos de formação de professores?
Título en inglés: Teaching biology in policies and policies in teaching biology: what do we teach and learn in teacher training courses?
Autor : Silva, José Roberto Feitosa
Palabras clave : Ensino de Biologia;Formação de professores;Autonomia;Biology teaching;Teacher training;Biology autonomy
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista entreideias
Citación : SILVA, José Roberto Feitosa. Ensino de biologia nas políticas e políticas no ensino de biologia:o que ensinamos e aprendemos nos cursos de formação de professores? Revista entreideias, Salvador, v. 7, p. 9-22, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A investigação traz reflexões sobre alguns aspectos técnicos e legais, que permeiam os cursos de formação de professores de Ciências e Biologia, por utilizarem os conhecimentos escolares das disciplinas do ensino básico referenciados nos conhecimentos científicos oriundos das diversas áre-as das Ciências Biológicas. Neste estudo, o autor apoia-se nos pressupostos:o conhecimento veiculado pela ciência norteia o processo formativo de pro-fessores; a ausência de discussão sobre ciência e a falta de compreensão da Biologia como ciência autônoma, ancorada em outras ciências, limita o ordenamento dos conteúdos ao longo das disciplinas nos cursos de licencia-tura e bacharelado. Sugere-se que: compreender que os sistemas vivos são complexos;que a ciência histórica está presente na Biologia, considerando as narrativas históricas como explicações para compreensão de fenômenos não reproduzíveis experimentalmente; que os seres vivos são unidades inseridas em um tempo e provenientes de fenômenos anteriormente ocorridos; que o acaso existe no ordenamento dos seres vivos e portanto, que o reducionismo não pode ser utilizado como ferramenta explicativa dos processos biológicos, traz ao curso de formação de professores um olhar diferenciado ao usar o pensamento holístico, para cada nível de organização biológica. Dessa ma-neira, usar o conhecimento técnico científico sob nova perspectiva, crítica, holística e não reducionista, possa trazer e fazer sentido à Biologia, não somente como um conjunto de fatos, mas como sentidos e possibilidades de outras compreensões e outros percursos formativos para futuros docentes.
Abstract: The research brings reflections on some technical and legal aspects that permeate the courses of Science and Biology teachers, because they use the school knowledge of the disciplines of basic education referen-ced in the scientific knowledge coming from the different areas of Biological Sciences. In this study the author relies on the assumptions: the knowledge conveyed by science guides the formative process of teachers; the lack of discussion about science and the lack of understanding of biology as na autonomous science, anchored in other sciences, limits the ordering of con-tents throughout the disciplines in under graduate courses. It is suggested that: understanding that living systems are complex; that historical science is present in biology, considering historical narratives as explanations for understanding phenomena not reproducible experimentally; that living beings are units inserted in a time and coming from phenomena previously occurred; that chance exists in the ordering of living beings and therefore, that reductionism can’t be used as na explanatory tool of biological proces-ses, brings to the course of teacher training a different look when using holistic thinking for each level of biological organization. In this way, using scientific technical knowledge from a critical, holisticand non-reductionist perspective can bring and make sense of biology, not only as a set off acts, but as meanings and possibilities of other understandings and other formative pathways for future teachers.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63344
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DBIO - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_jrfsilva.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.