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Type: TCC
Title: Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
Authors: Nascimento, Alexandre Willians
Advisor: Freire, Guilherme Araujo
Keywords: Processos de aprendizagem. Autorregulação da Aprendizagem. Harmonia. Orquestra sinfônica.
Issue Date: 2021
Citation: NASCIMENTO, A. W. Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho teve o intuito de estudar as estratégias que músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará adotam para aprender harmonia e, mais especificamente, observar se existem diferenças nas estratégias adotadas entre os músicos que tocam instrumentos harmônicos em relação aos melódicos, bem como investigar se os participantes utilizam algum instrumento harmônico para o estudo da harmonia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve como base conceitual a Teoria Social Cognitiva do psicólogo e pesquisador Albert Bandura e os conceitos da Abordagem Multidimensional da Autorregulação da Aprendizagem dos pesquisadores norte-americanos Barry Zimmerman e Rafael Risemberg. Para obtenção de dados, foi elaborado um questionário e aplicado em sete integrantes da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará, através da plataforma Google Forms. O questionário incluiu 17 perguntas abertas que abordaram principalmente aspectos relacionados a planejamento, monitoramento e auto avaliação dos estudos, parâmetros que integram a formulação teórica de Zimmerman e Risemberg (1997). Foi identificado que alguns dos participantes realizam atividades autorreguladas enquanto o restante não demonstrou esse tipo de ações nas respostas. Parte dos músicos participantes planejam e organizam o seu estudo de harmonia semanal mantendo-o com frequência, enquanto outra parte maior não estuda ou não gerencia o tempo. Foi possível reconhecer ações de monitoramento de maneira clara em alguns participantes, pois relataram que tentam identificar a harmonia das músicas assim como perceber o que os outros músicos estão tocando simultaneamente. Os demais participantes não costumam se atentar para esses aspectos harmônicos, apesar de todos apresentarem ações de monitoramento em relação a parte técnica do instrumento na execução das músicas. No sub processo de avaliação, foram obtidos resultados parecidos com o de monitoramento, em que foi possível observar que todos os participantes indicaram ter reações conscientes de avaliação do próprio desempenho na performance musical e a maioria dos participantes avaliam que é possível aprofundar no assunto utilizando os recursos que têm disponíveis.
Abstract: This work aimed to study the strategies that musicians from the Symphonic Orchestra of the Federal University of Ceará adopt to learn harmony and, more specifically, to observe if there are any differences in the strategies adopted by musicians who play harmonic instruments and those who use melodic ones. We also focused on investigating if the participants used any harmonic instrument in the study of harmony. This research used a qualitative approach conceptually based on the Social Cognitive Theory by the psychologist and researcher Albert Bandura and concepts of the Multidimensional Approach to Self-Regulation of Learning by North American researchers Barry Zimmerman and Rafael Risemberg. We developed a questionnaire and applied it to seven members of the Symphonic Orchestra of the Federal University Ceará to obtain data making use of the Google Forms platform. The questionnaire included 17 open questions that mainly addressed aspects related to processes such as planning, monitoring, and self-evaluation of the studies, such parameters integrate the theoretical formulation of Zimmerman and Risemberg (1997). We identified that some participants perform self-regulated activities while the rest did not demonstrate this type of action in the responses. Part of the participating musicians plans and organize their harmony study on a weekly basis, maintaining it frequently, while a larger part does not study or does not manage time. It was possible to clearly recognize monitoring actions in some participants, as they reported that they try to identify the harmony of the songs as well as to notice what other musicians are playing simultaneously. Other participants do not usually pay attention to those harmonic aspects, despite all of them have presented monitoring actions in relation to the technical part of the instrument in the song's performance. In the sub-process of evaluation, similar results to those shown in monitoring were obtained, as it was observed that all participants indicated that they had conscious reactions in evaluating their own success in musical performance, and most participants believe that it is possible to go deeper into the subject using the resources that they have at their disposal.
Description: NASCIMENTO, A. W. Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63279
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