Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63193
Tipo: | Resumo |
Título: | Produção de episódios em podcast no contexto da educação musical inclusiva |
Autor(es): | Cordeiro, Mateus Motta Pereira, Ana Karine de Freitas Arruda, Anderson da Silva Marinho, Michele Maia Mendonça |
Palavras-chave: | Podcast;Podosfera;Acessibilidade informacional;Educação musical;Inclusão;Pessoa com deficiência |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | CORDEIRO, Mateus Motta; PEREIRA, Ana Karine de Freitas; ARRUDA, Anderson da Silva; MARINHO, Michele Maia Mendonça. Produção de episódios em podcast no contexto da educação musical inclusiva. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 5143, 2021. |
Resumo: | Entendemos que o acesso e uso da informação é a base para o conhecimento, principalmente no que tange às políticas educacionais de inclusão, implementadas nas últimas décadas, que aumentaram o ingresso das pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES). Identificam-se, portanto, contextos e culturas diversas no âmbito da educação. Entretanto, têm-se uma certeza que perpassa essa realidade: a afirmativa de que o acesso às informações instituídas para aquisição e produção do conhecimento é diferenciado para cada ser humano e, neste ponto, situa-se a função social das bibliotecas e, por conseguinte, dos profissionais da informação que nelas atuam - dentre eles bibliotecários - enquanto mediadores, seja na produção, acesso ou uso da informação acessível para as pessoas com deficiência. Objetivamos, portanto, disseminar a informação no contexto da educação musical inclusiva por meio da mediação bibliotecária, a partir da gravação, edição e publicação de episódios em podcast, contribuindo, assim, para com a acessibilidade informacional. Como metodologia utilizaremos coleta de depoimentos gerados de reuniões remotas do grupo Pet em Educação Musical Inclusiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), na sequência faremos edição de áudio no software Audacity e em seguida postagem do conteúdo em plataforma de podcast. Nesse contexto, a produção de podcast favorece a inclusão da pessoa com deficiência visual, na medida em que os mais diversos tipos de informação podem ser comunicados e atribuídos de significados conforme o público para o qual ela se destina. No caso deste projeto, os episódios de podcast serão destinados a dar voz e visibilidade à educação musical inclusiva. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63193 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | BU - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_res_mmcordeiro_et_al.pdf | 48,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.