Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63193
Tipo: | Resumo |
Título : | Produção de episódios em podcast no contexto da educação musical inclusiva |
Autor : | Cordeiro, Mateus Motta Pereira, Ana Karine de Freitas Arruda, Anderson da Silva Marinho, Michele Maia Mendonça |
Palabras clave : | Podcast;Podosfera;Acessibilidade informacional;Educação musical;Inclusão;Pessoa com deficiência |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | CORDEIRO, Mateus Motta; PEREIRA, Ana Karine de Freitas; ARRUDA, Anderson da Silva; MARINHO, Michele Maia Mendonça. Produção de episódios em podcast no contexto da educação musical inclusiva. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 5143, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Entendemos que o acesso e uso da informação é a base para o conhecimento, principalmente no que tange às políticas educacionais de inclusão, implementadas nas últimas décadas, que aumentaram o ingresso das pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES). Identificam-se, portanto, contextos e culturas diversas no âmbito da educação. Entretanto, têm-se uma certeza que perpassa essa realidade: a afirmativa de que o acesso às informações instituídas para aquisição e produção do conhecimento é diferenciado para cada ser humano e, neste ponto, situa-se a função social das bibliotecas e, por conseguinte, dos profissionais da informação que nelas atuam - dentre eles bibliotecários - enquanto mediadores, seja na produção, acesso ou uso da informação acessível para as pessoas com deficiência. Objetivamos, portanto, disseminar a informação no contexto da educação musical inclusiva por meio da mediação bibliotecária, a partir da gravação, edição e publicação de episódios em podcast, contribuindo, assim, para com a acessibilidade informacional. Como metodologia utilizaremos coleta de depoimentos gerados de reuniões remotas do grupo Pet em Educação Musical Inclusiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), na sequência faremos edição de áudio no software Audacity e em seguida postagem do conteúdo em plataforma de podcast. Nesse contexto, a produção de podcast favorece a inclusão da pessoa com deficiência visual, na medida em que os mais diversos tipos de informação podem ser comunicados e atribuídos de significados conforme o público para o qual ela se destina. No caso deste projeto, os episódios de podcast serão destinados a dar voz e visibilidade à educação musical inclusiva. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63193 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | BU - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_res_mmcordeiro_et_al.pdf | 48,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.