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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63173
Tipo: | Dissertação |
Título : | Feitiços audiovisuais de uma travesti preta: a estética-política (en)cantada dos videoclipes de Linn da Quebrada |
Título en inglés: | Audiovisual spells of a Black travesti: the (en)chanted political-aesthetics of Linn da Quebrada's music video |
Autor : | Dias, Ed Ney Borges |
Tutor: | Reinaldo, Gabriela Frota |
Palabras clave : | Feitiço;Linn da Quebrada;Queer/cuir;Travestilidades negras;Videoclipe |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | DIAS, Ed Ney Borges. Feitiços audiovisuais de uma travesti preta: a estética-política (en)cantada dos videoclipes de Linn da Quebrada. 2021. 245 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Autonomeada travesti preta e artista multimídia, Linn da Quebrada produz na cena contemporânea brasileira obras audiovisuais que denunciam e reagem a opressões de um cistema – sistema cissexista (VERGUEIRO, 2015) – heteronormativo branco. Para Linn da Quebrada, sua arte age como um feitiço na materialização de novos modos de pensar/sentir e na criação de fissuras nos imaginários de uma cisgeneridade racista, heterossexista e patriarcal. Esta pesquisa conjura reflexões sobre a estética-política (en)cantada da artista e entende seus videoclipes como feitiços audiovisuais, atuantes na promoção de vida trans e negra no contexto brasileiro. Aqui o feitiço é compreendido como uma tecnologia insurgente de intervenção na realidade social acionada por mulheres negras (RAMOS, 2020) – ou, de modo mais amplo, mulheridades – para enfrentar a plantação de mortandade do desencanto colonial (SIMAS; RUFINO, 2020). Absolutas (2017), blasFêmea | Mulher (2017), Serei A (2017) e Oração (2019) são as obras analisadas, com uma perspectiva metodológica pensada a partir do tripé performance-espaço-tempo (SOARES, 2012) e de uma abordagem interseccional (CRENSHAW, 2002; COLLINS, 2017). Com seus feitiços audiovisuais, Linn da Quebrada fortalece pessoas negras trans, queer (ou cuir numa torção abrasileirada do termo anglófono) e dissidentes sexuais e de gênero em seus processos cotidianos de (r)existências (AMORIM, 2019) e de cura de feridas traumáticas coloniais (KILOMBA, 2019). Os trabalhos da artista, funcionam, então, como estratégias comunicativas, baseadas na constituição de vínculos, que articulam sons, imagens, palavras e corpos para criar memórias coletivas e possibilidades audiovisuais de vida preta e travesti no Brasil. |
Abstract: | Self-defined Black travesti and multimedia artist, Linn da Quebrada produces audiovisual works in the Brazilian contemporary scene that denounce and react to the oppressions of a white heteronormative cystem - cissexist system (VERGUEIRO, 2015). For Linn da Quebrada, her art acts as a spell (feitiço) in the materialization of new ways of thinking / feeling and in creating fissures in the imaginaries of a racist, heterosexist and patriarchal cisgenderness. This research conjures up reflections on the artist's enchanted political-aesthetic and understands her music videos as audiovisual spells (feitiços audiovisuais), active in the promotion of trans and Black life in the Brazilian context. Here the "feitiço" is understood as an insurgent technology of intervention in the social reality activated by Black women (RAMOS, 2020) – or, more broadly, womenhood – to face the plantation of death of colonial disenchantment (SIMAS; RUFINO, 2020). Absolutas (2017), blasFêmea | Mulher (2017), Serei A (2017) e Oração (2019) are the works analyzed, with a methodological perspective thought from the performance-space-time tripod (SOARES, 2012) and an intersectional approach (CRENSHAW, 2002; COLLINS, 2017). With her "feitiços audiovisuais", Linn da Quebrada strengthens Black trans people, queer (or cuir in a Brazilian twist of the English-speaking term), and sexual and gender dissidents in their daily processes of re-existence (AMORIM, 2019) and of healing colonial traumatic wounds (KILOMBA, 2019). The artist's works, then, function as communicative strategies, based on the constitution of bonds, which articulate sounds, images, words and bodies to create collective memories and audiovisual possibilities of Black and travesti life in Brazil. KEYWORDS: Spell; Linn da Quebrada; Queer/cuir; Black trans people; Music video. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63173 |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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