Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63061
Type: Dissertação
Title: Atividade educativa da enfermeira: preparo e desempenho
Authors: Secaf, Victoria
Advisor: Mattos, Leda Ulson
Keywords: Educação Enfermagem;Enfermeiras e Enfermeiros;Escolas de Enfermagem;Pacientes
Issue Date: 1977
Citation: SECAF, Victoria. Atividade educativa da enfermeira: preparo e desempenho. 1977. 114 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1977. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63061. Acesso em: 17/12/2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: As enfermeiras, da área hospitalar e de saúde pública, tem a responsabilidade, entre as demais funções, de desenvolver atividades educativas sobre aspectos de saúde Espera-se que essa atuação educativa seja dirigida aos pa - cientes, familiares de pacientes, membros da comunidade e funcionários de enfermagem. 0 treinamento de pessoal de enfermagem e também uma das atividades que devera ser desenvolvida pelas enfermeiras. A disciplina capaz de promover o preparo da enfermeira para essas atividades e Didatica aplicada ã Enfer magem... : Com os dados obtidos entre as ex-alunas .das duas Escolas de Enfermagem, verificou-se a relação entre a opinião da graduada sobre determinados aspectos da disciplina e a realização das atividades educativas. Entre as conclusões constatou-se que as gradua das realizaram mais atividades educativas sobre saúde e atividades de treinamento de pessoal, em épocas anteriores do que estão realizando atualmente.
Abstract: Hospital and publie health n-urses have the responsability, besides other functions5 to develop teaching performance, pointed towards the patients, their families, the community members and the nursing staff . Didactics. applied to nursing enables the nurse for this special work. . The data of a study acomplished among former students of two nursing schools showed clearly their meaning about certain aspects of didactics and teaching performance. The conclusions established positively that the gráduates have performed formely more teaching activities about health and staff training than now. The difference was raised mainly among staff training and length of time> content, applicability and explanation form of the program. There are differences between the teaching performance of the graduates at former davs and the time ■of data gathering. The obtained results allow us to verify how necessary is the study of the programs of our nursing schools as well as the activities performed by the hospital and publie health nurses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63061
Appears in Collections:DENF - Dissertações defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1977_dis_vsecaf.pdf5,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.