Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62685
Tipo: Resumo
Título: A importância de atividades lúdicas para crianças internadas no Hospital Universitário Walter Cantídio
Autor(es): Militão, Ringo Stone Costa
Amaral, João Joaquim Freitas do
Ribeiro, Naiane Perruci
Palavras-chave: Crianças doentes - Saúde e higiene;Pacientes hospitalizados - Saúde e higiene
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MILITÃO, Ringo Stone Costa; AMARAL, João Joaquim Freitas do; RIBEIRO, Naiane Perruci. A importância de atividades lúdicas para crianças internadas no Hospital Universitário Walter Cantídio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução O processo de internação hospitalar pode gerar impactos negativos na vida de qualquer ser humano, tornando-se importante a criação de estratégias terapêuticas a fim de promover o bem estar. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse torna-se de fundamental relevância. Justificativa A hospitalização infantil é verificada como um momento de grande sofrimento físico e psíquico para a criança, acarretando mudanças estruturais e singulares na construção de sua subjetividade. Objetivo Possibilitar à criança internada um retorno a característica lúdica inerente a esse período da vida, atuando como instrumento terapêutico ao melhorar o humor do paciente pediátrico e ajudando-o a enfrentar o processo de adoecimento. Metodologia (atividades, local, público-alvo e outras informações), O projeto foi desenvolvido na enfermaria pediátrica do Hospital Universitário para crianças de 5-12 anos em sessões semanais, onde as crianças eram reunidas para contação de histórias infantis clássicas e canto de músicas dos mais diversos estilos. Parcerias/financiamento Não houve financiamento. Resultados Pudemos evidenciar o feedback imediato das crianças ao desenvolvermos as atividades dentro do hospital. Verifica-se inicialmente certa resistência e timidez nas mesmas, porém logo se deixam levar pelo espírito infantil que estava inibido, quando passam a cantar conosco, rindo das histórias e interagindo com outras crianças internadas. Conclusão Verificou-se que as atividades lúdicas podem contribuir atuando como uma ferramenta facilitadora no processo de tratamento da criança, além de auxiliar no resgate de algo tão natural e necessário na infância.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62685
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rscmilitao.pdf44,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.